Leandro Vuaden está escalado para apitar a final do primeiro turno do Gauchão entre Caxias e Grêmio. A novidade no comando da partida, no entanto, estará correndo ao lado do campo. Luiza Reis será a primeira mulher atuando na arbitragem em uma final de Gauchão. Esse é um fato marcante para a atual edição da competição.
Luiza Reis está no quadro da FGF desde 2009 e ingressou no quadro da CBF em 2016. Quatro anos mais tarde, depois de subir vários degraus, passar por jogos no interior, partidas envolvendo a dupla Gre-Nal e confrontros de competições nacionais, ela chega ao grande momento da carreira.
Além de Luiza Reis, Vuaden também contrará com o auxílio do bandeira Jorge Eduardo Bernardi. A equipe do campo se completa com Vinicius Amaral e Michael Stanislau, que serão os árbitros reservas. O árbitro mais experiente do Rio Grande do Sul levou a melhor no sorteio contra Daniel Bins. O Fifa Anderson Daronco ficou de fora por estar realizando treinamento da Conmebol no Paraguai.
Aos 44 anos, Vuaden tem mais de duas décadas dedicadas ao apito. Conhece a aldeia como ninguém. Nos últimos 15 anos, levando em conta confrontos de ida e volta ou partida única, esteve envolvido em 11 finais de Gauchão. Podemos afirmar que não há nada que possa surpreender o dono do apito no duelo deste sábado (22), às 16h30, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Outra boa notícia é que a final deste turno terá a utilização do VAR, que desta vez será custeado pela Federação Gaúcha de Futebol. Novamente os árbitros de vídeo serão todos de fora do Rio Grande dos Sul. A escala tem o mineiro Igor Benevenuto e os goianos Eduardo Valadão e Edson de Souza. Está tudo preparado para ter umas uma grande final decidida na bola.