Estava na transmissão da partida de ida entre Aimoré x Caxias, neste domingo (24), e acompanhei toda a polêmica ocorrida depois do pênalti marcado pelo árbitro Lucas Horn. O lance capital representou o gol do empate em 1 a 1 do time da Serra, que agora joga pelo empate sem gols no confronto de volta das quartas de final do Gauchão, quinta-feira (28), às 19h15min, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Confesso que não entendi o que o juiz viu no momento em que a infração foi marcada. Em nenhum momento as imagens mostradas pela televisão foram suficientes para justificar a decisão tomada pela arbitragem. Durante e após o jogo, minha opinião foi definitiva ao dizer que o pênalti para o Caxias foi mal marcado.
Na manhã desta segunda-feira (25), no entanto, um vídeo gravado por um torcedor e divulgado pelo Caxias começou a circular nas redes sociais. O ângulo é muito parecido com o que o árbitro Lucas Horn tinha no momento em que apitou a penalidade, que é o oposto ao oferecido pela transmissão da televisão.
A nova imagem foi o suficiente para convencer a comissão de arbitragem da FGF de que o jovem juiz tomou a decisão acertada. Por outro lado, haverá quem entenda que ela não é suficiente para reverter a opinião de que a arbitragem errou.
Tenho certeza de que o vídeo não representará consenso de que o pênalti foi bem marcado, mas acaba com a unanimidade em relação ao erro. Assista e tire suas próprias conclusões.