O recurso que virou rotina na Copa da Rússia está perto de estrear em uma competição nacional. O árbitro assistente de vídeo será utilizado a partir das quartas de final da Copa do Brasil, que tem jogos marcados nos primeiros dias de agosto. O Grêmio é um dos times que entra em campo já na quarta-feira (1). O Tricolor recebe o Flamengo, às 21h45, em Porto Alegre.
Vale ressaltar que não será a primeira vez que um jogo na Arena do Grêmio contará com o recurso eletrônico. Isso já ocorreu na Libertadores 2017. Também já houve o uso do VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo) em competições estaduais, algo que ocorreu no Gre-Nal 413, válido pelo Gauchão 2018, no Beira-Rio.
A Copa do Brasil, porém, será a primeira utilização em uma competição nacional. Por isso, a CBF aproveitou o período de Copa do Mundo para realizar cursos de capacitação com os árbitros que estarão diante da novidade tecnológica.
As atividades contaram com a presença de integrantes da IFAB, órgão que regulamenta as regras do futebol. Cinco gaúchos estiveram entre os 32 árbitros participantes: Anderson Daronco, Leandro Vuaden, Jean Pierre Lima, Rafael da Silva Alves e Lúcio Flor (os dois últimos atuam como bandeiras).
Agora é esperar as escalas de arbitragem e conferir como será o desempenho do apito com as imagens dos monitores à disposição.