Cristiano Ronaldo não marcou quatro gols em dois jogos na Copa da Rússia por acaso. O português talvez seja o grande destaque individual da competição. Só que os gols de CR7 não foram os únicos episódios que se repetiram nos jogos de Portugal. Assim como no jogo contra a Espanha, houve outro gesto que voltou a acontecer.
Foi no segundo tempo do jogo contra Marrocos. Cristiano Ronaldo dribla o zagueiro dentro da área, recebe um toque na perna direita e um segundo depois desmorona de forma teatral. Imediatamente depois de cair, o craque reclama ter sofrido pênalti e faz o gesto solicitando a revisão do árbitro assistente de vídeo. E o juiz?
Cristiano Ronaldo deveria ter recebido amarelo. A Fifa prometeu advertência para quem fizesse o gesto e os árbitros não estão cumprindo a determinação. Sem falar que foi uma simulação grosseira do português.
O problema é que logo logo alguém vai mostrar cartão para um caso semelhante e isso pode gerar confusão. Vale lembrar que bastam dois amarelos para uma suspensão na Copa. E se o jogador já tiver amarelo e for expulso? A reclamação será gigantesca pela falta de critério.
Se há uma nova orientação para amenizar esse tipo de punição, a Fifa poderia esclarecer. Até pra evitar problemas desnecessários.