Rodrigo Batista Raposo apita o jogo do Grêmio contra o Paraná, neste domingo (20), às 16h, na Vila Capanema. A partida marca a estreia do juiz do Distrito Federal na Série A do Brasileirão deste ano. Raposo tem 38 anos, é formado em administração de empresas e trabalha como funcionário público. Chegou a integrar a extinta lista de aspirantes ao quadro da Fifa. Antes visto como promissor, o árbitro teve queda de rendimento e perdeu espaço nas escalas.
Um dos jogos que atrasaram a evolução de Rodrigo Batista Raposo foi a derrota por 2 a 1 do Santos para o Inter no Beira-Rio em 2016. Na oportunidade, ele teve decisão rigorosa e exagerada ao mostrar segundo amarelo por entender que o meia Lucas Lima havia tentado retardar uma cobrança de escanteio. A expulsão foi avaliada como equivocada pela CBF e o juiz acabou sendo punido com o afastamento de escalas e passou por processo de reciclagem.
Desde então, a carreira de Raposo estacionou em um patamar médio no cenário da arbitragem nacional. Por conta disso, não fez muitos jogos em competições organizadas pela CBF em 2018. Foram somente quatro nos últimos cinco meses: dois pela Copa do Brasil, um pela Série C e outro pela Série B. Não há dúvidas de que está longe de uma sequência ideal.
Paraná x Grêmio - domingo - 16h - Vila Capanema
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo - DF (CBF)
Assistente 1: Daniel Henrique da Silva Andrade - DF (CBF)
Assistente 2: Luciano Benevides de Sousa - DF (CBF)
Quarto árbitro: Ciro Chaban Junqueira - DF (CBF)
Adicional 1: Rafael Martins Diniz - DF (CBF)
Adicional 2: Christiano Gayo Nascimento - DF (CBF)