Talvez você tenha pensado que o Corinthians é o clube com maior influência nos bastidores da arbitragem brasileira, sobretudo pela fama que o time paulista tem em relação a erros favoráveis do apito. Pela força da torcida e representatividade nacional, você pode ter imaginado que esse clube é o Flamengo. Eu também apostava nessas duas equipes, mas estava enganado.
É lógico que não se pode menosprezar a importância de Corinthians e Flamengo quando o assunto é força política na CBF. No entanto, apurei que o clube mais influente nos bastidores da arbitragem nacional é o Fluminense.
Em meio aos árbitros, há um consenso sobre a força que o Tricolor das Laranjeiras tem. Isso não significa que as reclamações feitas com a Comissão de Arbitragem da CBF sejam convertidas em qualquer tipo de favorecimento. Isso não acontece e seria uma irresponsabilidade afirmar que alguma equipe do futebol brasileiro seja beneficiada por qualquer motivo.
Entretanto, as reivindicações da diretoria do Fluminense têm grande aceitação, principalmente quando o assunto é a restrição ao nome de algum árbitro. Ou seja, se não simpatizam com determinado juiz, ele não aparecerá nas partidas da equipe do Rio de Janeiro.
Muitas vezes essas solicitações são injustas e não passam reclamações exageradas, o popular chororô.
Talvez isso ajude explicar a péssima campanha no Brasileirão, embora ainda prefira acreditar que as dificuldades que o Fluminense teve ao longo do ano passado tenham ocorrido por pura incompetência.