Héber Roberto Lopes foi o pior e Anderson Daronco foi o melhor árbitro do futebol brasileiro em 2017. A opinião é dos jogadores das Séries A e B do Brasileirão, que foram consultados em pesquisa realizada pelo site UOL. Ao todo, foram ouvidos 111 atletas de 14 clubes, entre os quais estão Grêmio e Inter.
Considero esse levantamento muito importante. Mais do que um resultado numérico, ele revela aspectos da convivência da arbitragem com os jogadores.
A maneira como o juiz trata os atletas dentro de campo e a capacidade de comando estão por trás da opinião dos atletas. Tenho certeza de que os boleiros não votaram por considerar que este ou aquele árbitro é "queridinho".
Ser lembrado positivamente é sinal de respeito e aprovação dos principais personagens do futebol. Este foi o terceiro ano consecutivo em que Daronco apareceu como melhor árbitro.
Ao mesmo tempo, tenho certeza que a referência negativa a Héber Roberto Lopes está ligada ao desempenho técnico abaixo da expectativa. Ele passou por problemas físicos e técnicos ao longo de 2017.
A lista dos piores árbitros:
Héber Roberto Lopes - 18%
Leandro Vuaden - 13,5%
Anderson Daronco - 7,2%
Thiago Duarte Peixoto - 3,6%
Dewson Freitas da Silva - 2,7%
Marcelo de Lima Henrique - 2,7%
Sandro Meira Ricci - 2,7%
Elmo Alves Resente Cunha - 1,8%
Outros - 8,2%
Não responderam - 39,6%
A lista dos melhores árbitros:
Anderson Daronco - 22,5%
Sandro Meira Ricci - 9,9%
Luiz Flávio de Oliveira - 9%
Héber Roberto Lopes - 4,5%
Marcelo de Lima Henrique - 3,6%
Ricardo Marques Ribeiro - 3,6%
Dewson Freitas da Silva - 2,7%
Wilton Pereira Sampaio - 2,7%
Outros - 8,2%
Não responderam - 33,3%