Os trabalhos da pré-temporada da arbitragem para o Gauchão foram divididos em atividades práticas e teóricas. Nos momentos em que estiveram em sala de aula, os árbitros e assistentes discutiram situações mais complexas das regras e receberam orientações sobre procedimentos que devem ser adotados.
Cinco aspectos receberam atenção especial por serem as grandes preocupações para a competição estadual que está prestes a começar.
1) Mão na bola e bola na mão: é a questão mais polêmica não só para quem assiste aos jogos. Os debates sobre esse assunto também são intensos por parte de quem apita. Foram mostrados 12 vídeos com lances do Gauchão do ano passado. Foi pênalti ou não? A cada jogada apresentada, os árbitros argumentavam sobre qual seria a decisão correta. Houve situações que dividiram opiniões, mas em todas elas um posicionamento oficial foi manifestado após a discussão.
2) Posicionamento: as orientações dos instrutores foram intensas em relação ao posicionamento dos árbitros. Há um consenso de que a maior parte dos erros ocorre por conta da má colocação do juiz dentro de campo. Isso também vale para os assistentes, que podem ter interpretações equivocadas caso estejam um pouco adiantados ou atrasados em relação ao posicionamento ideal.
3) Reclamações de jogadores e treinadores: esse também é um aspecto que receberá atenção especial no Gauchão. Reclamações acintosas de jogadores serão punidas com cartão amarelo. Além disso, haverá um foco muito grande no controle das áreas técnicas. Não será surpresa um número elevado de expulsão de treinadores, caso o comportamento deles seja inadequado.
4) Agarra-agarra: atenção para os pênaltis em lances de bola alçada na área, seja nos escanteios ou até mesmo em faltas laterais. Os árbitros foram orientados a ter cuidado e realizar o trabalho preventivo. Ou seja, advertir verbalmente os jogadores antes que a bola seja colocada em jogo.
5) Braço faltoso: diz respeito especialmente ao uso do cotovelo na disputa de bola. Se ao brigar por espaço, o jogador atingir o adversário na altura da cabeça receberá cartão amarelo. Se o choque tiver maior intensidade, o vermelho será aplicado de forma direta.