A quarta-feira (10) foi dia de teste físico para os bandeiras do Rio Grande do Sul. No dia anterior, os árbitros do Gauchão tinham realizado a prova com 100% de aprovação. O desempenho foi repetido pelos assistentes. Todos os que estarão na competição estadual conseguiram alcançar os índices exigidos.
Em um dia bastante abafado e com a temperaturas chegando perto da casa dos 30 graus nas primeiras horas da manhã, o calor foi um obstáculo a mais a ser superado. Por volta das 8h, os assistentes foram para a pista do Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas.
O teste dos bandeiras é dividido em três etapas e tem algumas diferenças na comparação com o que os árbitros realizam.
Com o objetivo de testar a agilidade, a primeira parte corresponde a tiros alternados de corrida frontal e lateral. Depois, os assistentes precisam percorrer 5 vezes a distância de 30m em 4.9s. Por fim, encerram a prova física com os 40 tiros de 75m em 15s, respeitando um intervalo de 24s de recuperação.
Para as mulheres, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) permite a realização do teste com os índices femininos. Desse modo, os trechos de 30 metros ficam com um tempo limite de 5.3s. Já os tiros de 75m podem ser finalizados em 17s e o intervalo de recuperação sobe para 26s.
Ao todo, entre os nomes da Letra A, 23 assistentes foram aprovados e estão aptos fisicamente para as escalas do Gauchão.
Assistentes aprovados
Alduino Mocelin
André da Silva Bittencourt
Andreza Mocelin
Claiton Timm
Cléber Gilmar Flores
Elio Nepomuceno Júnior
Fabrício Baseggio
Gustavo Schier
Henrique Coromberk
Jorge Eduardo Bernardi
José Eduardo Calza
Júlio César Espinoza de Freitas
Leirson Peng Martins
Lúcio Flor
Luiza Reis
Maíra Mastella Moreira
Mateus Olivério Rocha
Maurício Silva Penna
Max Augusto Vioni
Michael Stanislau
Rafael da Silva Alves
Teilor Thomas da Silva
Tiago Kappes Diel