Por ser esta a última Carta de 2023 e também a primeira de 2024, divido com os leitores os desafios e as conquistas da Redação Integrada de Zero Hora, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho e o que almejamos para o ano que se inicia.
• Entre junho e novembro, o Rio Grande do Sul viveu três trágicas mudanças climáticas, que devastaram cidades e provocaram mais de 70 mortes. Nosso olhar jornalístico mudou. Foram cerca de seis meses em que a Redação ficou com grande parte de suas equipes dedicada a acompanhar a reconstrução das cidades, a dar rosto e voz a quem precisava de ajuda, a divulgar os serviços de apoio aos atingidos, a cobrar de autoridades medidas preventivas. A violência do clima, que marcou a vida dos gaúchos, nos obrigou a alterar nossas rotinas de trabalho e a rever processos e a discussão de pautas.
Torcemos para que as tragédias e guerras fiquem para trás e que possamos em 2024 fazer um jornalismo ainda mais construtivo e relevante para a sociedade.
• Os veículos da Redação Integrada e da RBS TV estiveram presentes em três grandes coberturas: a guerra no Oriente Médio entre Israel e o grupo terrorista Hamas, as eleições em primeiro e segundo turno na Argentina e a Conferência do Clima, a COP28, em Dubai.
• Reforçamos a equipe de repórteres investigativos, o que resultou em 168 reportagens produzidas pelo Grupo de Investigação da RBS, o GDI.
• Foram, ao longo do ano, 54 prêmios conquistados pelos jornalistas da Redação Integrada.
– A tradução do nosso trabalho em forma de audiência, liderança, prêmios e reconhecimento é uma inspiração para começarmos 2024 com o mesmo foco no interesse do público, na busca da informação completa e necessária para a sociedade – diz o gerente de Jornalismo Nilson Vargas.
Torcemos para que as tragédias e guerras fiquem para trás e que possamos em 2024 fazer um jornalismo ainda mais construtivo e relevante para a sociedade.