A sexta-feira (8) em Muçum, no Vale do Taquari, foi dedicada a limpeza das residências e ruas da cidade, uma das mais atingidas pelas enchentes. Voluntários chegam de diferentes cidades do Estado, mobilizados em uma força-tarefa a fim de contribuir na reconstrução do município assolado pela enxurrada.
De Guaporé, Bruno Oliveira veio com dois amigos para auxiliar nas atividades:
— Estamos aqui desde quinta, cujo objetivo é um só: ajudar o próximo. O Estado tá passando por um momento nunca visto antes. Também trouxemos alguns donativos, mas é preciso colocar a mão na massa também - ralata o estudante.
Além de auxiliarem no serviço, voluntários distribuem alimentos frescos as pessoas. Uma viatura da Brigada Militar está localizada na entrada da cidade controlando o acesso para evitar a entrada de curiosos. Em meio ao fluxo intenso de retroescavadeiras e caminhões, muitas famílias tentam organizar o que sobrou dos pertences no meio da lama.
— Realmente, é um número expressivo de pessoas que estão se voluntariando vindo para cá, botando a mão na massa, entrando na lama, e também consolando as famílias. Isso é excepcional! Não há palavras para agradecer esse ato - afirma o prefeito Mateus Trojan.
O agricultor Luiz Carlos Ivenize foi de Vespasiano Corrêa a Muçum para auxiliar no mutirão de limpeza:
— Meu filho mora aqui. Felizmente não teve perdas tão significativas, mas estou aqui pela cidade onde nasci e cresci. Dói muito ver a cidade assim. Não dá pra acreditar. Só quem conhecia Muçum antes para ter dimensão do que ocorreu.
Buscas pelos desaparecidos seguem sendo feitas pela cidade. Um helicóptero do Corpo de bombeiros sobrevoava a região durante a tarde atuando no resgate.
Serviços vão sendo retomados
A prefeitura já restabeleceu parte dos serviços públicos essenciais. Por meio de geradores, foi possível ligar as bombas, levar água até o reservatório e distribuir em alguns pontos da cidade. No entanto, em função do rompimento de canos e tubulações, inúmeros localidades seguem sem água.
A energia elétrica ainda não foi restabelecida. A expectativa é de que ela seja restabelecida em sete dias. Pontos específicos da cidade atuam com geradores. Já o sinal de telefonia voltou, o que pode facilitar na atualização de informações sobre os desaparecidos.
A última atualização da Defesa Civil era de 15 mortes e 30 desaparecidos em Muçum.