Por Diego Araujo, que ocupa este espaço iterinamente.
O domingo será especial para um de nossos colunistas. Pela primeira vez, Maurício Saraiva, o Seu Maurício da RBS TV, da Rádio Gaúcha, de GZH e ZH, receberá um “Feliz Dia dos Pais”. Em pouco mais de 90 dias, a vida dele mudou por causa de uma fofura chamada Gael. Nascido em 5 de maio, o guri chegou tirando o sono e enchendo de orgulho o pai famoso, que não cansa de esparramar sua corujice no microfone da Rádio Gaúcha.
– Meu primeiro Dia dos Pais é de folga, generosidade que os homens da escala na Gaúcha, Léo Acosta e Marcos Bertoncello, tiveram comigo. Estarei dividido entre ser pai e ser filho. Nesta condição, terei meus três irmãos ao lado num almoço de família que pretende cercar meu pai, que tem a saúde frágil, de todo carinho que ele possa perceber. Como pai, serei cumprimentado efusivamente por eles, já que a paternidade me veio de surpresa, quando não era mais esperada, embora nunca tivesse sido indesejada. Já tenho as tradicionais histórias de pai novo – na verdade, pai velho nos meus 59 anos – a contar. Gael recém completou três meses, mas tem peso de criança de um ano e tamanho de bebê de oito meses. Meu ombro direito, que sustenta seu colo, não existe mais como antes. E, para este pai orgulhoso e perplexo com a grande aventura de sua vida, está tudo bem – diz o colunista.
O pai de Maurício, José Mauro, é um dos homenageados nesta edição, como os pais de outros 31 colunistas de ZH. Pelas páginas, os leitores passarão por Ivan, Carlos, Luiz Antônio, Ivair e tantos outros. Alguns receberão o café da manhã na cama, outros ganharão o abraço no almoço, mas muitos, que já não estão mais entre nós, estarão nos pensamentos, nas orações e nas lembranças que deixaram.
– Seu Hamilton foi grande, generoso e único. Que falta me faz, mesmo hoje, quando não mais posso consultar a sua sabedoria... Órfão, sigo grato como posso... – lembra Ricardo Chaves, o Kadão, titular do Almanaque Gaúcho, pai da Letânia, 45 anos, e do Leonel, 41 anos.
Kadão lembra que os dois filhos cresceram, mas a preocupação continua:
– Ainda ontem eram bebês em nosso colo, hoje são dois adultos que nos enchem de orgulho. Isso não quer dizer que não nos preocupamos mais com a vida deles. As preocupações mudam, mas não cessam – repete o avô do Ricardo e da Helena, filhos do Leonel.
Que Maurício, Kadão, Ivair, Cláudio, Nelson e muitos outros tenham um grande domingo. Feliz Dia dos Pais!!!