Em março de 2021, quando vivíamos o auge da pandemia e as atenções estavam todas voltadas para a crise sanitária, sabíamos que era necessário olhar para o futuro próximo, com a perspectiva de que o cenário melhoraria no Estado e no país. Se nos 249 anos de Porto Alegre não havia clima para comemorações na Capital, não tínhamos dúvida de que algo muito especial precisava ser preparado para os 250.
Naquele mesmo mês demos início à contagem regressiva para a grande data, que será comemorada no próximo sábado, dia 26. Batizado como Porto Alegre Ano 250, o projeto previa, a cada mês, a publicação em ZH e GZH de conteúdos relacionados a aspectos fundamentais da cidade, na tentativa de entender a formação da identidade porto-alegrense.
O coordenador do projeto, o editor Leandro Fontoura, destaca o resultado desse trabalho:
– Esse passeio pelas ruas, pela cultura, pelo empreendedorismo e pela história formou um raro mosaico de uma comunidade orgulhosa de sua trajetória. Quem acompanhou a série conheceu a história do Cais Mauá e o drama da enchente de 1941, apreciou tesouros da arquitetura local, descortinou a Capital descrita na literatura desde o século 19, mergulhou em mistérios que cercam pontos da cidade, caminhou pelos antigos territórios negros e pelas ruas temáticas dos armarinhos, dos antiquários e dos instrumentos musicais e soube da feira internacional que na década de 1930 lançou o Parque da Redenção tal como é conhecido hoje.
E os conteúdos não param por aqui. No caderno DOC desta edição, você vai conhecer as curiosidades da “Porto Alegre mínima”, locais que se caracterizam pelo pouco espaço ocupado, uma barbearia, uma pizzaria, uma praça, uma rua e um lar.
Também vamos mostrar, ao longo da próxima semana, uma radiografia das obras fundamentais que, no passado e no presente, representaram a solução de problemas e permitiram a melhoria da qualidade de vida da população. Teremos um especial em áudio, vídeo e texto que vai contar histórias de seis igrejas da cidade.
Na véspera do aniversário, GZH vai publicar um caderno especial digital reunindo as principais reportagens da série Porto Alegre Ano 250. E, na superedição de ZH de 26 e 27 de março, fim de semana do aniversário, mostraremos o renascimento da vida urbana da Capital após dois anos de pandemia, com a volta da agitação noturna, das atividades culturais, de grupos esportivos e de tudo que apaixona os porto-alegrenses.
E, por fim, preparamos também uma surpresa para nossos leitores e que envolve um dos cartões-postais da nossa cidade: o pôr do sol.
Parabéns, Porto Alegre!