Desde que a pandemia nos forçou a mudanças de rotina, passamos pelas fases do desconhecimento sobre a covid-19, da perplexidade por termos de nos afastar do convívio social, do medo pelo avanço rápido da doença e pela falta de respostas claras sobre o dia de amanhã. Agora, dois meses após a confirmação do primeiro caso no Estado, estamos pressionados por dois fatores cruciais e que não podem ser analisados de forma estanque, sob pena de trazerem prejuízos irreversíveis para o nosso país: a necessidade de manter o distanciamento social e, com isso, impedir o aumento drástico dos casos de infectados e a necessidade de retomada das atividades econômicas.
É em meio a este momento de extremos desafios que os veículos da RBS entendem que a melhor resposta a dar a quem nos lê, ouve e assiste é intensificar o que sempre esteve no DNA dos nossos profissionais, o jornalismo de soluções.
Não basta apenas apontar e diagnosticar problemas nas reportagens e análises. É preciso abrir amplos espaços para o debate – em profundidade – de soluções. Isso só é possível de fazer confrontando diferentes visões, buscando exemplos e analisando dados mundo afora.
O leitor pode conferir a prática do jornalismo de soluções na reportagem de Marcelo Gonzatto e Leonardo Vieceli que ilustra a capa de ZH deste fim de semana e que está também publicada em GaúchaZH. Nela, os repórteres apresentam análises, comparações, projeções e sugestões de aperfeiçoamento do Plano de Distanciamento Controlado que o governo do Estado adotará nos próximos dias.
E, já neste domingo em Rádio Gaúcha e GaúchaZH e na segunda-feira em ZH, teremos a série de entrevistas sobre O Futuro do Futebol. Conduzidas pelo repórter Eduardo Gabardo, as entrevistas, todas com profissionais reconhecidos que atuam em diferentes áreas relacionadas ao futebol, trarão a discussão sobre o novo cenário do esporte pós-pandemia.
Ou seja, a partir de agora, o leitor poderá acompanhar de forma mais constante o jornalismo de soluções por RBS TV, Gaúcha, ZH, GZH. E queremos também a sua contribuição. Sugestões podem ser dadas por meio de um formulário que constará em nossas reportagens publicadas em GaúchaZH.
Além disso, nossos conteúdos de jornalismo de soluções estarão identificados por um box com a seguinte explicação:
O que é jornalismo de soluções, presente nesta reportagem
É uma prática jornalística que abre espaço para o debate de saídas para problemas relevantes, com diferentes visões e aprofundamento dos temas. A ideia é, mais do que apresentar o assunto, focar na resolução das questões, visando ao desenvolvimento da sociedade.
Esperamos, dessa forma, dar nossa contribuição para que o Rio Grande do Sul encontre as soluções que possam conciliar da forma mais adequada possível a garantia da saúde e a retomada da economia.