As condições da partida contra o São José, no domingo (11), e o uso de uma equipe alternativa, não escondem o fato de que o Inter vem melhorando a cada jogo do Gauchão 2024. Em franca evolução, o time de Eduardo Coudet desponta como favorito para terminar a fase de classificação em primeiro lugar, sempre lembrando que ainda não enfrentou Juventude e Grêmio.
O Grêmio tem altos e baixos, nada impede de que vire a chave no Gre-Nal, mas as atuações dos titulares contra Juventude e São Luiz não permitem fazer essa mesma análise de evolução jogo a jogo. O time montado por Renato tenta se defender preservando a posse de bola, mas viu Juventude e São Luiz trocarem passes e acumularem finalizações com alguma naturalidade, diante da falta de marcação do meio-campo.
O Juventude é outra equipe que vem demonstrando regularidade em bom nível. Está invicto há três jogos e é bem treinada pelo técnico Roger Machado. Mas a sequência é complicada: São Luiz fora de casa, Ca-Ju no Alfredo Jaconi e encerramento da fase classificatória contra o Brasil, em Pelotas.
O fato é que quando tem os titulares em campo, o Inter tem mostrado solidez e curva ascendente, digna de quem quer e precisa voltar a vencer um Gauchão após muito tempo. Não é o que se vê, pelos até agora, no Grêmio, para além dos pontos na tabela.