Roger Machado foi a melhor opção para substituir Vagner Mancini. Em 2015, preparou terreno para um time campeão a partir do ano seguinte. Pegou o bonde andando e remontou o time com as mesmas peças, já desenhando um modelo completamente diverso do usado por Felipão.
Outro modelo de jogo, mais atraente, sem perder competição. Aliás, a fragilidade defensiva foi fator preponderante para a queda de Mancini, sem que escalar jogadores mais defensivos implicasse numa equipe mais aguda e criativa.
Roger chegará tendo de lidar com três problemas graves. Ferreira e Benítez, lesionados, estão fora até do Gre-Nal. Eles são os dois melhores jogadores do Grêmio à disposição. Como Campaz estará recém voltando de lesão, a perda de qualidade será grande.
Quem irá para cima, como faz o camisa 10? Ferreira faz tudo quase sozinho no ataque. Desgasta seus músculos. Ok. Mas Benítez, de novo? Temo que as previsões do Morumbi se concretizem. Ele não consegue se manter forte fisicamente para competir o tempo todo. Quando tenta, estoura.