Aproximadamente cinco anos e meio depois de ter deixado o Grêmio em 2016, Roger Machado está de volta ao clube. Confirmado como o novo técnico tricolor, o profissional retorna com o principal objetivo de recolocar o Tricolor na Série A. Relembre 10 momentos da primeira passagem de Roger como treinador da equipe.
Após a saída de Felipão em 2015, o Grêmio apostou em Roger Machado para tentar tirar o clube da crise após a derrota para o Inter no Gauchão e um fraco começo de Brasileirão. Roger foi apresentado no dia 26 de maio daquele ano.
A torcida já estava feliz pela boa campanha no Brasileirão daquele ano, mas a goleada sobre o rival na Arena levou os gremistas a um outro nível de otimismo com a equipe. Bem coordenado, o time marcou com Giuliano, Luan (duas vezes), Fernandinho e Réver (contra).
Logo na sequência da goleada no Gre-Nal, a atenção nacional se voltou ao Grêmio por conta de uma grande vitória sobre o Atlético-MG. O jogo foi descrito por GZH, na época, como uma noite de gala da equipe, que venceu no Mineirão com gols de Douglas e Luan. Naquele momento, aquela atuação se tornou um símbolo do alto rendimento do time, que se colocava como um dos melhores do futebol brasileiro.
Com a classificação encaminhada para a Libertadores de 2016, o Grêmio renovou com o técnico por mais dois anos, até o fim da temporada 2017. Como o presidente Romildo Bolzan prezava por trabalhos de longo prazo, entendeu-se que era importante ter um vínculo longo com o treinador — ainda que ele não fosse concluir, depois, sequer a primeira temporada do novo acordo.
O bom futebol do Grêmio resultou em diversos prêmios individuais. Pelo comando da equipe, o técnico foi reconhecido como destaque e revelação na temporada 2015 pelo ExpoFut. Naquele momento, Tite havia ganho o prêmio de melhor treinador do país.
O foco na Libertadores custou caro ao Grêmio. Após deixar o Gauchão em segundo plano, o baque de duas derrotas para o Rosario Central encerrou o sonho de conquistar o maior título das Américas. A queda na competição continental passou a afetar a percepção sobre o trabalho de Roger.
O Grêmio seria pentacampeão da Copa do Brasil em 2016 já depois da saída de Roger Machado. Mas a estreia na campanha do título foi com ele. Na Arena da Baixada, o time venceu o Athletico-PR por 1 a 0, com gol de Bolaños — o resultado seria importante, porque já com Renato a equipe perdeu na Arena e precisou dos pênaltis para avançar.
Em seus últimos jogos no clube, as falhas na bola aérea minaram os resultados do Grêmio. Após terminar 2015 como a melhor defesa do Brasileirão, a temporada de 2016 ficou marcada pelos erros defensivos.
A pior derrota de Roger Machado no comando do Grêmio deixava quase inviável sua manutenção como técnico na primeira passagem pelo clube. Após o resultado, o treinador colocou seu cargo para avaliação da direção. A permanência no clube durou mais uma semana, para ser encerrada em outra goleada.
Com a derrota para a Ponte Preta, Roger se reuniu com o presidente Romildo Bolzan Júnior e pediu demissão. Assim, encerrava-se a primeira experiência. Em 2022, quase seis anos depois, o treinador foi o escolhido para substituir Vagner Mancini.