O Redação SporTV fez um levantamento. A primeira parte é de assustar gremistas e são-paulinos, que precisam subir para 46,2% e 46% de aproveitamento, respectivamente, se quiserem evitar o rebaixamento. Hoje, têm 19% e 10%.
A outra parte do estudo é um alívio. De 2006 para cá, nenhum clube de massa que esteve no Z-4 neste momento do campeonato caiu. Palmeiras, Fluminense e Ceará estiveram nessa situação em 2006, 2008 e 2018. Gremistas, podem se acalmar. O Grêmio não vai cair. Isso só acontece em clube grande quando, além da crise técnica e troca constante de técnico, houver má gestão e atraso salarial medonho.
É uma cartilha para queda, e a administração Romildo Bolzan é um sucesso de governança e superávits. O Grêmio é exemplo nacional sobre como se deve gerir futebol. O novo técnico não levará o Grêmio ao título. Teria de ir a 75,2% de aproveitamento. Não acontecerá. Para G-6, 61,3%. Improvável, não impossível. Mas cair, com o elenco que tem, somando estrelas e promessas da base, pagando em dia? Há certa sinistrose aí.