Já que o lema da nova gestão do Inter é ciência de dados e formação de talentos, pode-se dizer que até o CEO veio da base. Giovane Zanardo, 51 anos, passa de executivo de finanças a CEO do clube.
Com experiência na iniciativa privada (indústrias farmacêutica e de tecnologia) e mercado financeiro, Zanardo é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração Financeira pela UNISINOS.
Tem mestrado em administração pela UFGRS e vários cursos de gestão. Foi professor universitário por mais de 10 anos no RS e RJ. Chegou ao clube em janeiro de 2017, com Marcelo Medeiros. Vai para o quinto ano no Beira-Rio.
Trabalhou com o então vice de finanças Alessandro Barcellos, que agora o promove na condição de presidente. É craque em reduzir custos com planejamento e processos, e isso é música para os dirigentes.
Casado com a professora universitária Ana Clarissa, tem dois filhos adolescentes — todos colorados praticantes. O CEO que veio da base será peça chave no Inter de Barcellos. Ouviremos falar muito de Giovane Zanardo, embora ele seja discreto e dispense holofotes, outra característica que os dirigentes adoram.
CT DE GUAÍBA – A primeira reunião do novo CEO com o presidente Alessandro Barcellos foi ontem mesmo. Tema: CT de Guaíba, reforma do Gigantinho e os projetos das duas torres comerciais no Complexo Beira-Rio.
O mais importante é o CT.
O futuro do Inter está nessa obra. Orçada em R$ 100 milhões, o plano é adotar o "faseamento", ou seja, dividir a obra em fases. A primeira – e muito mais barata – seria construir alojamentos, academias, refeitórios e seis campos oficiais para abrigar a base, o que permitiria acessar o Fundo de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, destinado a obras visando a formação.
O Inter vai atrás também de colorados ricos que queiram ajudar no projeto. Exemplos do colunista: Delcir Sonda ou Elusmar Maggi Scheffer, o agropecuarista que pagou a multa por Rodinei. Eles, talvez, virassem nome deste ou daquele prédio na Cidade do Inter ou até de um dos campos. Uma empresa será contratada para formatar o negócio, desenvolvendo um projeto executivo.