Dizem que Estadual não tem importância, mas experimente não ganhar. Quando não pega nem final, aí o mundo vem abaixo. Quatro grandes torcidas do Brasil vivem dramas medonhos em seus campeonatos provinciais.
O Sport, uma das forças populares do Nordeste, nos últimos 20 anos o grande clube da região, disputa um deprimente quadrangular do rebaixamento com Petrolina, Decisão FC (isso mesmo: Decisão) e Vitória, em Pernambuco. Caem dois.
O São Paulo, tricampeão mundial, perdeu no Morumbi para o Mirassol e terá de lutar em um melancólico torneio cujo prêmio máximo é o 5º lugar do Paulistão. E o Cruzeiro? Bem, o Cruzeiro está fora da semifinal mineira pela primeira vez em 62 anos, em meio a pesadelos com os seis pontos negativos que terá de buscar na largada da Série B.
Por fim, o Vitória-BA, que chegou a correr risco de cair para a Série C no ano passado. Verá o rival Bahia contra a Jacuipense numa semifinal. Na outra, assistirá o duelo entre Atlético, de Alagoinhas, e Juazeirense.
E você aí, preocupado com a volta de André. Ou com os cruzamentos de Rodinei/Moisés. Vai que eles melhoram, com esforço e profissionalismo? Desgraça pouca é bobagem, como diz o ditado.