Um brinde online, com dirigentes e torcedores, mais sorteio de camiseta pelas redes sociais do clube (são nada menos do que 30 mil seguidores), celebrará nesta terça-feira (14), o aniversário de 107 anos do Cruzeiro-RS. O campeão gaúcho de 1929 é cheio de histórias pioneiras, como a primeira excursão de um time gaúcho à Europa e Asia, em 1953. E que sempre será Cruzeiro de Porto Alegre, mesmo com o estádio transferido para Cachoeirinha.
À espera da Divisão de Acesso, marcada para começar em agosto, e com capacidade para 16 mil pessoas, a Arena Cruzeiro está recebendo as cadeiras que eram do pavilhão superior do Estádio Olímpico. Das 1170 unidades, 600 acabam de ser instaladas no pavilhão social, cuja previsão é receber um total de cinco mil cadeiras.
Campeão da Segundona em 2010 e de volta à Primeira Divisão após 33 anos, em 2011, o Cruzeiro-RS traçou um plano corajoso: construir um novo estádio e jogar o Gauchão de casa nova em menos de três anos. Já de volta à elite após mais de três décadas, vendeu a área do velho Estádio Estrelão, na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, e tocou o projeto em Cachoeirinha.
Inaugurado apenas no meio do ano passado, após sete anos em obras e com idas e vindas de recursos, a Arena caminha para a fase final de acabamento, com as cadeiras que darão um charme especial ao estádio. Que levará um pedaço do velho casarão gremista na alma, com as cadeiras do anel superior do Olímpico.