O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, reuniu-se nesta segunda-feira (17) com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cleber Valinodo Pereira.
Na pauta, os planos de prevenção e proteção contra incêndio dos estádios para o Campeonato Gaúcho. Cada clube tem de entregar o seu PPCI até 10 de janeiro.
Os jogos do Gauchão começam nos dias 19 e 20. Novelletto disse ao coronel que compreende as exigências dos Bombeiros, mas ressaltou que será preciso "evitar exageros", sob pena de os clubes do Interior não terem dinheiro para adequar seus estádios aos protocolos.
Há jogos, conforme o presidente, assistidos por algumas poucas testemunhas, sem necessidade de todos os protocolos de evacuação rápida, por exemplo. É um bom argumento. Mas todos têm razão nessa história. Daí a necessidade de diálogo.
Os PPCIs têm de ser renovados ano a ano, mediante rigorosa vistoria dos Bombeiros, incluindo Beira-Rio e Arena. Todo o ano rola essa mesmo novela, absolutamente compreensível e justificada.
Depois da tragédia da boate Kiss, em janeiro de 2013, todo cuidado é insuficiente. O risco de acontecer algo remotamente parecido tem de ser zero.