Pode vir da China a salvação dos cofres colorados. A direção do Inter está atenta a uma mudança importante nas regras do futebol chinês, que deve gerar um efeito cascata na América do Sul. Pelas informações que chegaram aos dirigentes colorados, a partir do dia 20 de dezembro, os clubes chineses devem passar a investir com força nos jogadores sul-americanos, especialmente do Brasil. Um dos alvos pode ser inclusive o atacante William Pottker, que já recebeu sondagens do país asiático.
A partir da próxima quinta (20), a Associação Chinesa de Futebol deve aumentar o número de jogadores estrangeiros permitidos para os clubes locais, de três para quatro. Em contrapartida, haverá um limite mais rígido para os valores gastos em contratações. Com menos dinheiro para se reforçar, a saída será recorrer a atletas da América do Sul, que são mais baratos do que os europeus.
– O mercado tem conversado muito sobre isso. Dia 20, vai sair uma nova regulamentação no futebol chinês, que pode tornar mais fácil a ida de jogadores da América do Sul para lá. Estamos aguardando isso para ver o que vai acontecer. Aquelas transferências milionárias de jogadores europeus que foram feitas há poucos anos se tornarão mais difíceis. Estamos aguardando para ver se realmente o mercado vai se aquecer – disse à GaúchaZH o vice de futebol Roberto Melo, em Luque, no Paraguai, onde o dirigente representa o Inter no sorteio da Copa Libertadores, marcado para esta segunda (17), às 21h30min (horário de Brasília).
Segundo o dirigente, muitos clubes e empresários estão aguardando as mudanças na China se confirmarem para só então apresentarem ofertas para os jogadores de clubes brasileiros. Por esta razão, o Inter ainda não recebeu nenhuma proposta, mesmo para atletas valorizados no mercado, como o lateral Iago e o volante Rodrigo Dourado.
– Não temos propostas, apenas sondagens. O mercado está aguardando. Agentes de diversos atletas ja têm algumas sondagens, mas estão aguardando uma definição (das mudanças na China) – completa Melo.
O atacante William Pottker, que terminou a temporada na reserva, recebeu sondagens do futebol chinês no passado. Se o Inter conseguir vendê-lo para um clube da China nesta janela, aumenta a chance de o clube segurar o volante Rodrigo Dourado para a temporada 2019, quando a equipe colorada disputará a Copa Libertadores.