Em entrevista ao Luís Henrique Benfica, de GaúchaZH, o presidente do Grêmio disse que não pretende levar muito a sério a trapalhada de Marinho. Mais uma vez, Romildo Bolzan está corretíssimo. Fará do limão, uma limonada. Não haverá multa ou advertência.
O assunto será tratado com a importância proporcional a esses episódios de redes sociais que viralizam sem um mínimo exame do contexto antes da pancadaria virtual dos xiitas. Como tem acontecido, sobra personalidade no presidente. Seria fácil passar-lhe uma carraspana pública ou adverti-lo, para fazer média com a torcida.
Mas, como sempre acontece, Romildo pensa no clube. O Grêmio investiu milhões em Marinho. Se der muita relevância ao episódio, vai desvalorizar um patrimônio que pode ser usado em negócios no futuro. Sem contar que seria muita incompreensão atirá-lo às feras por tão pouco. O perdão é um gesto de grandeza. É mesmo um político de mão cheia.
É claro que Marinho deve mesmo estar arrependido da brincadeira que fez ao atender um amigo flamenguista.
Relembrando: sabendo que estava sendo gravado em vídeo (voluntariamente, portanto: este foi o seu erro), falou que era só falar com a direção do Grêmio para ele ir correndo jogar no Flamengo. Na verdade, Marinho foi o Marinho de sempre: avoado como quando entra no segundo tempo dos jogos tentando resolver tudo sozinho. O Grêmio conhecia o seu perfil quando o contratou.
Se ele tivesse brincado no privado, para consumo de pessoas que sabiam se tratar de uma piada, seria menos grave. Ainda assim, é só pensar um pouco: piscina, festa, férias, algum teor alcoólico. A reação ao vídeo, nas redes sociais, ganhou um tom solene, carola. Quem nunca?
Nas redes sociais, ficou parecendo uma inquisição. Um tom exagerado. Falou-se em "mácula", "lixo", "não veste mais a camisa do Grêmio", "desrespeito", como se Marinho, em vez de uma mancada, tivesse praticado um crime.
Ao aceitar o pedido de desculpas de Marinho, o presidente tricolor faz dele seu devedor. Romildo está emprestando o seu prestígio descomunal para aliviar a sua barra com o torcedor gremista, que em parte arde em ódio. Agora, Marinho entrará voando em 2019, para agradecer a compreensão de Romildo.
Mais um gol de Romildo Bolzan.