O adeus a Tarciso
O Grêmio e o futebol gaúcho perderam José Tarciso de Sousa, o Flecha Negra, 67 anos, vitimado por um tumor ósseo. Vereador de Porto Alegre em terceiro mandato, é o jogador que mais vestiu a camisa tricolor (721 vezes) e o segundo artilheiro (226 gols), atrás apenas de Alcindo. Ganhou cinco Gauchões e um Brasileirão (1981), além de Libertadores e Mundial (1983). Nunca desistiu do Grêmio. Em 13 anos, entre 1973 e 1985, Tarciso sobreviveu à tempestade dos anos 1970 para provar a glória na década de 1980.
Perto do título inédito
O Atlético-PR, do técnico gaúcho Tiago Nunes, empatou na Colômbia com o Junior Barranquilla, em 1 a 1, e ficou a uma vitória de seu primeiro título continental, o de campeão da Sul-Americana. Curiosamente, em vez de conclamar a torcida nacional, um vídeo do clube provocou a maioria dos clubes do Brasil. Se vencer na Arena da Baixada, quarta-feira, será o oitavo representante brasileiro na Libertadores, abrindo espaço para a Chapecoense na Sul-Americana 2019.
Renato, o aluno rebelde
Renato Portaluppi faltou às duas primeiras aulas do Licença Pro, curso para o qual foi matriculado pelo Grêmio. Explicou que fez acordo com a CBF: assistirá a algumas aulas, mas não abrirá mão do repouso, com direito ao mar de Ipanema. O curso é interessante, sem dúvida. Estudar é uma bênção. Nomes consagrados como Tite, Dunga e Mano estão nele, mas talvez seja o caso de fazê-lo em outro período, para permitir aos técnicos que recarreguem baterias.
Nem jogo beneficente
Paolo Guerrero, suspendo por ingerir substância proibida que o jogador alega ter consumido involuntariamente, através de um chá de hotel, foi proibido de participar de amistosos beneficentes, como o Lance de Craque, de D'Alessandro. A descoberta nasceu de uma consulta feita pelo próprio Inter, de medo de ver a pena de seu jogador ampliada. É uma demasia. O rigor nos processos de doping é bem vindo, mas em eventos para ajudar crianças carentes, sem caráter oficial ou competitivo? O atacante só poderá jogar pelo Inter a partir de 23 de abril. Será inscrito na Libertadores, ainda que só esteja apto para duas rodadas da primeira fase.