Aí vão alguns números simples, porém importantes para entender os motivos que levam o Grêmio a roteirizar vitórias com espantosa naturalidade, especialmente quando joga a Arena. E também fora de casa, bem entendido.
Na Arena, apenas, esse processo consolidado em torno de um conceito claro de futebol, com posse de bola e troca de passes em progressão, que resulta em muitas finalizações, parece-me mais evidente. Não foi diferente no passeio tranquilo de 5 a 0 sobre o Cerro Porteño.
A impressão é de que os adversários, mesmo vendo e revendo jogos pela TV, não conseguem encontrar um jeito de enfrentar o Grêmio em Porto Alegre.
O time de Renato é o melhor de toda a Libertadores em um fundamento vital no futebol. Ninguém acertou mais passes do que o Grêmio em quatro rodadas: 2116, contra 1906 do Atletico Nacional, de Medellín, na Colômbia. Ficando muito mais tempo com a bola, o Grêmio estrangula as chances de ataque de seus adversários.
O Grêmio lidera o Grupo A, com 8 pontos, seguido de Cerro Porteño-PAR (7), Defensor-URU (4) e Monagas-VEN (3). O Atlético Nacional é o primeiro colocado no Grupo B, com 9 pontos, seguido de Bolívar-BOL (5), Delfin-EQU (4) e Colo Colo-CHI (1).