Em um mês, praticamente, o Inter fechou com Rossi, Lucca, Fabiano e, ao que tudo indica, fechará com Zeca. Um reforço a cada semana, numa conta aleatória sem rigores de casas decimais, apenas para efeito de raciocínio e com alguma licença poética.
Dois atacantes de velocidade. Dois laterais, direito e esquerdo. São quatro reforços interessantes, todos em condições de brigar por titularidade. Negócios de ocasião, já que o Inter anda de cofres raspados e tem de se virar nos 30 para contratar.
Sem dinheiro para comprar, o jeito é garimpar. O atacante Lucca, 28 anos, vem por empréstimo, do Corinthians. Melhor seria comprá-lo. Assinar contrato mais longo. Dar-lhe segurança, sem que o Inter fosse uma passagem. Mas como? Que seja por empréstimo. O que não tem solução, solucionado está.
Lucca e Zeca são coelhos da cartola de primeiro nível neste cenário difícil financeiro na vida colorado em 2018. Os Gre-Nais mostraram que Odair Hellmann precisava, e ainda precisa, de mais qualidade e opções. Foi o diagnóstico pós-eliminação prematura no Campeonato Gaúcho, correto e urgente.
A direção do Inter baixou a cabeça e trabalhou em silêncio. Não se enganou com o fato de quase ter devolvido a derrota por 3 a 0 no primeiro clássico das quartas de final do Gauchão. Fez 2 a 0 em casa, com domínio sobre o campeão da Libertadores, mas não tapou o sol com a peneira. Trata-se de boa notícia para a torcida colorada.
Que, apesar da vitória com méritos sobre o Vitória-BA, deixou o Beira-Rio encucada com uma questão: até onde o seu time pode ir, mesmo não trabalhando com grandes ilusões de título? Com gente chegando e William Pottker voltando, a esperança em torno de um time mais competitivo aumenta um tanto.
No atalho
A contratação de Lucca indica que o Inter começa a pensar em não ter Damião conforme gostaria em 2018. O seu problema na cervical é uma incógnita. Tem potencial para tirá-lo de ação por muitos jogos.
Como não pode ficar eternamente esperando Roger voltar a render, diante das urgências de somar pontos no Brasileirão, a ideia de Pottker mais dentro da área ganha força. E com um velho parceiro ao seu lado. Lucca é um atalho para o entrosamento.