Em 2021, o cartão-postal mais aguardado por quem nos quer bem é a imagem de uma carteirinha de vacinação preenchida. Como desde o início do ano estou passando uma temporada nos Estados Unidos, pude mandar as boas notícias para os amigos e a família há três semanas. Minha filha, que mora aqui, também já está vacinada. Desde a semana passada, a imunização em Nova York está disponível para todos com mais de 16 anos.
Depois de aguardar minha vez na fila, paguei pela dose única da Janssen um total de zero dólares – e com certeza fui vacinada antes do que muitos milionários americanos mais jovens do que eu. Isso porque o plano de vacinação no maior país capitalista do mundo não obedece à regra do “vacina pouca, meu braço primeiro”, mas a evidências científicas. Enquanto vacinas forem uma riqueza escassa, é preciso definir prioridades de imunização a partir dos padrões da disseminação da doença, levando em conta como a covid-19 afeta a população e os grupos de pessoas mais vulneráveis. Quase todos os países estão fazendo assim: é sensato, é transparente, é justo, é decente.
Mas o que são a ciência, a ética e a transparência diante do acachapante senso comum de que quanto mais compradores disputando imunizantes no mercado internacional, atropelando o Plano Nacional de Imunização e embaralhando as regras, melhor vai ser para o país? Com inacreditáveis 317 votos, a Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o projeto fura-filas que autoriza empresas a entrarem na briga para comprar vacinas – sem a exigência de iniciarem a vacinação própria apenas depois que os grupos prioritários forem cobertos pelo SUS. A discussão vai agora para o Senado.
Com o governo centralizando compras e organizando a fila, ficam garantidos não só o acesso universal às vacinas, mas a confiabilidade do processo todo: quem vende, quem compra, quem fiscaliza. Sabemos também exatamente de quem a sociedade deve cobrar agilidade e eficiência. Não por acaso, do outro lado do balcão, as grandes empresas farmacêuticas estão comprometidas a vender suas vacinas apenas para governos – e ainda assim não estão dando conta de atender toda a demanda. Para empresários genuinamente interessados em agilizar a vacinação, não faltam oportunidades para arregaçar as mangas e ajudar de outras formas. O grupo Unidos pela Vacina, lançado na semana passada, é um bom exemplo.
O que a ravissante consultora de etiqueta Keila Mellman (genial criação de Ilana Kaplan que viralizou na semana passada) diria dos que buscam uma solução fácil para um problema complexo? Não é difícil imaginar: “Quer furar a fila da vacinação, meu bem, fura. É de bom-tom? Não, não é de bom-tom”.