Na manhã desta quarta-feira (3), um print na rede social "X" me chamou a atenção. Uma montagem com a imagem de quatro ex-jogadores do Grêmio, seguida de uma frase em tom de piada, brincava com a torcida gremista. O texto, produzido por uma página relacionada ao São Paulo, dizia: "Vocês já agradeceram os amigos do Sul hoje?" E os jogadores que estavam na imagem eram Rafinha, Alisson, Luciano e Ferreira, todos com passagens muito criticadas por aqui. O assunto é denso, mas precisa ser discutido.
O futebol é, de fato, dinâmico e muitas justificativas podem ser dadas para fracassos em série como os que o Grêmio protagonizou nos últimos anos. Simplificando, podemos dizer que o técnico Renato não aproveitou as melhores características destes atletas por aqui, lembrando que Rafinha sequer trabalhou com Portaluppi no Grêmio, apesar de ter sido um pedido dele. Alisson, Luciano e Ferreira, no entanto, foram peças muito utilizadas quando estiveram no clube e saíram sem deixar saudade.
Por vezes, um ambiente hostil contribui para estes problemas e esse é o ponto que precisamos entender. Eu, por exemplo, tenho pensado muito sobre a minha forma de comunicar. O Grêmio dos últimos anos foi de pura tensão e de uma briga quase contínua. E esse processo trouxe insegurança, prejudicando o trabalho de todas as partes. Talvez esse ponto tenha agredido alguns jogadores, que não resistiram à pressão. As pessoas não são iguais e alguns sentem mais do que outros um ambiente mais carregado. Este é um pronto que precisa estar na reflexão.
Essa brincadeira da torcida do São Paulo, por fim, merece o nosso pensamento. Todos devem refletir sobre fatos como esse, e não só no campo do esporte. Atletas renderam mais longe daqui, e este fato revela que o contexto paulista foi mais receptivo que o nosso para que esses jogadores pudessem trabalhar. E aí? De quem é a culpa? Você já pensou sobre isso?