A discussão sobre as finanças do Grêmio e a dificuldade em encontrar alguma solução nas categorias de base parece ter data para acabar. Se é verdade que no atual grupo principal tricolor não tem nenhum nome que possa virar solução imediata para o rombo financeiro, o grande mercado da Europa já mira três nomes da base que podem ser a salvação.
Nathan Fernandes, Jefinho e Gabriel Mec estão sendo monitorados pelos principais olheiros do futebol europeu e poderão ser, muito brevemente, a solução financeira do Grêmio. Os três nomes representam a nata da estrutura do clube, e o mercado europeu já deve chegar com propostas importantes para o Tricolor na próxima janela de transferências.
A velocidade de Nathan, a habilidade incomum de Jefinho e a precocidade de Gabriel Mec já estão na pauta dos principais clubes do mundo, que, cada vez mais, buscam jogadores muito jovens para suas equipes. Se qualquer um destes negócios evoluir, estaremos falando de valores acima de 20 milhões de euros.
A atual realidade dos clubes gigantes é levar para as suas estruturas jogadores abaixo dos 20 anos e lá encerrar a fase de formação. Atletas brasileiros mais velhos (acima dos 21 anos) já enfrentam restrição e, como consequência, os valores dos negócios diminuem muito.
O Grêmio, pela qualidade do trabalho da base, deve ser beneficiado pela nova forma dos grandes clubes da Europa trabalharem. O fato de o clube ter três jogadores no radar destes olheiros é indício de boas possibilidades. Os grandes negócios vão voltar a aparecer e a tranquilidade talvez ressurja também nas finanças do Grêmio.