A escalação do Grêmio tem uma dúvida para o jogo do próximo sábado, contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. O substituto do volante Villasanti, expulso na partida contra o Palmeiras, será definido entre Carballo e Ronald. Segundo a reportagem de GZH, o uruguaio está na frente do menino da base nas preferências de Renato.
A proposta deste texto, no entanto, vai além do jogo. O Grêmio precisa definir o que quer do volante Ronald. O jovem jogador foi, mais uma vez, convocado para uma seleção de base. Desta feita, ele irá representar o Brasil nos jogos pan-americanos e voltará a ser desfalque logo após o clássico Gre-Nal, que será disputado no dia 8 de outubro.
As convocações, em alguns momentos, tem como resultado a falta de aproveitamento destes atletas nos seus times principais, e isso serve para o Grêmio ou qualquer outro clube que tenha força na base. Ronald não é primeiro e nem será o último caso, mas, nestas horas, é preciso definir a prioridade, e isso cabe ao clube fazer.
A definição do objetivo do Grêmio em relação a Ronald passa por muitos pontos, que começam no campo de jogo, mas desemboca, também, no departamento financeiro. Se a prioridade for o campo, Ronald precisa sempre estar à disposição de Renato, negando convocações para competições de base (e pequenas) como essa. Se a decisão for para dar visibilidade para uma futura venda do jogador, se justifica qualquer tipo de convocação.
Essa é a definição. Resultado esportivo ou resultado financeiro. A velha análise reaparece no Grêmio, e agora o protagonista é o meio-campista Ronald.