O treino desta quinta-feira (28) encaminhará o time do Grêmio que enfrentará o Fortaleza, sábado (30), em busca de uma vitória crucial no planejamento gremista no Brasileirão. A ausência criada pela suspensão de Villasanti é a última peça do quebra-cabeças que o técnico Renato Portaluppi precisa solucionar para encontrar um resultado positivo no Estádio Castelão, no final de semana. Dois candidatos largam em vantagem pela vaga: Carballo e Ronald. A tendência é de que o uruguaio comece como titular.
Carballo voltou a participar dos treinos com o restante da equipe na segunda-feira (25) após ser ausência nas partidas contra Corinthians e Palmeiras por conta de um problema físico. O volante sofreu uma lesão ligamentar no joelho direito na derrota para o Bragantino. O problema no ligamento colateral medial, no entanto, foi superado rapidamente.
— Acompanho muito o Grêmio. O momento é de crescimento e de briga pelo título. É um jogo importante. Com uma vitória contra o Fortaleza, o clube entra de vez na briga. O Carballo estava bem. Pela experiência, acredito que seja ele o substituto ideal deste momento para o Villasanti. É um jogador que tem moral com a torcida. São estilos parecidos, mesmo que o Ronald tenha mostrado potencial, ainda iria com o Carballo — disse Pingo, volante campeão da Copa do Brasil de 1994 pelo Tricolor.
Contratado junto ao Nacional-URU, após levar o prêmio de melhor jogador do Campeonato Uruguaio de 2022, Carballo demorou a se adaptar ao ritmo do jogo no futebol brasileiro. Apesar da titularidade em quase todos os jogos em que esteve à disposição, seu melhor rendimento ocorreu nas últimas rodadas.
Atuando de forma mais ofensiva, na vaga que atualmente é de Nathan, o jogador agora deve dar um passo atrás em seu posicionamento e voltar a ser mais marcador.
— O Ronald é um menino de seleção de base, tem muito potencial pelo que mostrou até agora. Mas, neste momento, o ideal seria jogar com o Carballo pelo momento da temporada. O menino pode ser uma boa opção para o decorrer do jogo. Pode jogar até um pouco mais adiantado. Ele precisa de rodagem ainda — opinou Gavião, ex-volante do Tricolor.
Promovido ao time principal em abril deste ano, Ronald, 20 anos, tem a seu favor a vitalidade como atrativo por um lugar entre os titulares. Outro ponto positivo é a bola aérea. Foi assim que ele marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG e que o fez ultrapassar Mila na hierarquia das alternativas para a função.
— É um jogador bastante técnico, de bom passe, bola longa, e é muito bom de cabeça tanto defensivamente quanto ofensivamente. Treinamos bastante esse jogada. Sabíamos que o Atlético é um time alto, bom nesse tipo de jogada, e a gente precisava ficar com a bola também no meio-campo. Nesse item, ele é melhor do que o Mila. Optei por ele exatamente por isso — declarou Renato após a vitória sobre o Atlético-MG.
Caso seja titular em Fortaleza, Ronald só estará à disposição para o Gre-Nal antes de virar desfalque. Ele e Gustavo Martins foram convocados para seleção brasileira que disputará o Pan-Americano. O grupo se reunirá na Granja Comary no dia 9 de outubro. A competição de futebol no Chile ocorrerá entre os dias 22 de outubro a 4 de novembro.
O Brasil enfrentará Estados Unidos, Colômbia e Honduras na fase de grupos. Se a seleção for até a decisão da competição, o volante será desfalque contra Athletico-PR, São Paulo, Flamengo, América-MG, Coritiba e Bahia. Ele retornaria apenas para a partida contra o Botafogo, que deve ocorrer em 8 ou 9 de novembro.