Há alguns dias, a bióloga Jane Vasconcellos, 73 anos, assinante de Zero Hora, mandou o seguinte e-mail para o Informe Especial:
“Olá, Tulio Milman
Acompanho e admiro muito tua página. Atualmente tenho percebido que tens chamado atenção para o envelhecimento da nossa população e a necessidade de estarmos preparados.
Então, esta mensagem busca chamar a atenção do próprio jornal ZH neste sentido. Até bem pouco tempo, antes de me operar de catarata, iria suspender minha assinatura pela dificuldade de ler artigos com letras em fontes muito pequenas. Atualmente, voltei a ler melhor, mas, mesmo assim, permanece a dificuldade com a fonte dos textos de cadernos como DOC e Donna, principalmente quando em fundos coloridos, com menos contrastes. Sabendo que represento grande parte dos leitores da minha faixa etária, peço que sejas nosso porta-voz também neste sentido.
E te agradeço muito!
Cordialmente”.
Jane procurou a pessoa certa na Redação Integrada. Responsável pelo Informe Especial e editor de Opinião do Grupo RBS, Tulio, idealizador do projeto Ideias para o Futuro 60+, tem aberto espaço para destacar conteúdos voltados à população com mais de 60 anos, que já é maioria no Estado. Tulio encaminhou o e-mail para os principais gestores da Redação. A observação de Jane fazia todo sentido. Na última reforma gráfica, no meio do ano, havíamos alterado o corpo e o espaço entre as linhas do primeiro caderno e de outros cadernos, exceto DOC, Revista Donna e Destemperados.
Mobilizamos as designers Melina Gallo e Carolina Salazar. O desafio era aumentar o corpo do texto (de 10,5 para 11 pontos) e o espaço entre as linhas (de 11,3 para 12,6 pontos) sem, com isso, perder conteúdo.
– A Melina e a Carol fizeram ajustes que deixaram a leitura mais fácil e mais agradável – resume o designer Rafael Ocaña, um dos responsáveis pelo projeto gráfico de ZH.
Todas as alterações que fizemos em ZH nos últimos anos, sem exceção, foram precedidas por consultas aos leitores. Nem sempre conseguimos atender a seus pedidos, mas nos esforçamos. Com os ajustes pontuais sugeridos por Jane, estamos oferecendo mais conforto aos leitores, independentemente da faixa etária. E assim seguimos, inquietos, conectados aos assinantes, promovendo mudanças e atualizando a nossa ZH.