No ano passado, nesta mesma época, Zero Hora apresentou aos leitores três cadernos focados em finanças pessoais: Saia do vermelho, Poupe em casa e Como investir. A ideia era produzir uma espécie de guia para encarar a economia em tempos bicudos.
A repercussão foi tão positiva junto aos assinantes, que resolvemos repetir a dose. Sob o comando da editora Rosângela Monteiro, os repórteres Marcel Hartmann e Erik Farina, a editora Liana Pithan, a designer Jessica Jank e o ilustrador Gabriel Renner produziram a segunda temporada do Acerto de Contas, que tem a curadoria da jornalista Giane Guerra, colunista de Zero Hora, Rádio Gaúcha e GaúchaZH.
Os cadernos são divididos em três grandes tópicos. O primeiro, que acompanha esta edição, é focado em educação financeira para toda a família. Ao longo das oito páginas da publicação, há dicas que vão desde livros e aplicativos para a gestão de contas pessoais até orientações aos pais de como lidar com crianças nas compras do supermercado e com adolescentes perdulários. Como diz Nathalia Arcuri, educadora financeira e responsável pelo canal de finanças Me Poupe, com 3,6 milhões de inscritos no YouTube, queremos que o “seu dinheiro trabalhe para você”.
– As pessoas precisam estar felizes com o padrão de vida que o salário delas proporciona. Senão, algo precisa ser ajustado. Ou se vive com menos, ou se busca renda maior. Quando a gente consegue isso, as coisas ficam bem – diz Giane.
Com MBA em Finanças e Mercado de Capitais, pós-MBA em Estratégia de Negócios pela University of La Verne, nos Estados Unidos, e especialização em Jornalismo de Negócios na Thompson Reuters, em Londres, Giane aborda o assunto “finanças pessoais” de forma didática nos seus espaços.
O próximo caderno será o “Fantasma da demissão”, um tema que já afeta cerca de 13 milhões de brasileiros. Como o desligamento de uma empresa nem sempre tem relação com o desempenho do funcionário, é preciso estar preparado para uma circunstância que pode afetar toda a família.
– É importante ter uma reserva para seis meses sem emprego – antecipa Giane.
Na edição de 27 e 28 de julho, o último caderno vai abordar outro assunto relevante que, com a reforma da Previdência, tornou-se urgente: aposentadoria.
O Acerto de Contas encerra uma semana de transformações em Zero Hora, com renovação do projeto gráfico, do Viagem e do Segundo Caderno e o ingresso de novos colunistas.
Não perca. E fique em paz com o seu orçamento.