Em uma noite de maio, após jantar no seu apartamento, no coração da Cidade Baixa, o colunista Paulo Germano dedicou 15 minutos para montar um vídeo que levaria um pouco da sua visão de mundo aos gaúchos.
— Lembro que fiquei comovido com a cena de um senhor fazendo graça com o netinho. Escolhi essa na hora. Pensei no meu avô, que morreu quando eu ainda era criança – recorda o colunista.
Como outras 17.414 pessoas, PG editara a sua versão da campanha A Gente Vive Junto, do Grupo RBS. Para retratar a conexão da empresa com o Estado, o filme, em parceria com a Competence, foi concebido à semelhança da história da RBS: construído junto com a comunidade.
Na primeira fase, o público foi convidado a acessar o site agentevivejunto.com.br e selecionar as cenas que geravam mais identificação em cada verso da música Toda Forma de Amor, que ganhou versão inédita de Lulu Santos para embalar o filme. Ao todo, a plataforma possibilitava gerar 59.719.680 vídeos diferentes.
Além do senhor grisalho e da criança, PG, que é gremista, selecionou momentos da torcida tricolor, claro, mas também pinçou imagens dos colorados. É que não faz sentido retratar algo sobre o Estado sem a rivalidade Gre-Nal, justifica o jornalista, que assina diariamente a coluna Perimetral em Zero Hora.
— Minha vontade era de que as pessoas tivessem, ao assistir, um pouco das sensações que experimentei montando o vídeo. Escolhi cenas que realmente me tocaram de alguma forma — conta PG.
Apresentadora do Timeline e do Gaúcha+, Kelly Matos compartilha sentimento semelhante. A jornalista, que montou seu roteiro na Redação Integrada, escolheu cenas que valorizam a força da mulher.
— Busquei imagens que se conectassem com o que eu acredito. O curioso é que todo mundo que estava comigo na sala começou a montar o seu vídeo também. Acho que as pessoas se contagiaram — destaca Kelly.
Na segunda-feira (20), o vídeo feito por milhares de gaúchos será lançado em primeira mão no Jornal do Almoço, da RBS TV. As cenas mais escolhidas compõem a versão final de uma campanha que mobilizou 46,8 mil pessoas em apenas 20 dias. O resultado também poderá ser conferido ao longo da programação da RBS TV e dos canais digitais do Grupo RBS. Espero que você se emocione tanto quanto o PG, a Kelly e eu nos emocionamos.