Editor-chefe de Zero Hora.

Carta do Editor

Repórteres e suas fontes

São repórteres com suas fontes confiáveis e bem informadas, que transformam ZH em um veículo capaz de surpreender os leitores todos os dias

Carlos Etchichury

Enviar email

Com apuração do repórter Fábio Schaffner, formulamos a seguinte manchete para a edição de Zero Hora da última terça-feira: “Piratini planeja derrubar plebiscito com 40 votos”. A reportagem de Fábio informava ainda que a oposição obteria 13 votos. Na noite da mesma terça-feira, quando a votação se encerrou, o resultado era o seguinte: 40 votos para o Piratini, 13 contrários.

Nossos assinantes, portanto, foram informados, com horas de antecedência, de como seria a votação na Assembleia Legislativa que definiria o destino de três estatais gaúchas. Como isso foi possível? 

Pelo trabalho de repórteres como Fábio, que cultivam fontes certas nos lugares certos. 

Para antecipar o que aconteceria na sessão legislativa mais importante do ano, o jornalista consultou apenas três pessoas.

– São assessores graduados, que conhecem o plenário e transitam com desenvoltura pela Praça Marechal Deodoro – revela.

Quando o resultado foi anunciado, Fábio ligou para a Redação e falou com o editor Marcelo Miranda Becker:

– Não disse que seria 40 a 13?

Com duas décadas de serviços prestados ao jornalismo, Fábio não é exceção em ZH. Recentemente, Rosane de Oliveira, titular da coluna + Política e apresentadora do Gaúcha Atualidade, antecipou o Plano de Segurança proposto pelo Piratini. Detalhe: a notícia, que também foi manchete exclusiva de ZH, foi publicada no dia em que o plano seria apresentado aos demais veículos de imprensa.

– Fui provocada pelo Diego Araujo a antecipar o Plano de Segurança. Eu sabia de algumas coisas, em função de conversas anteriores, mas não dos detalhes. Então mandei um WhatsApp para o governador, que estava em São Paulo, e ele me respondeu – recorda Rosane, que nunca deixou de ser repórter e tem o governador Eduardo Leite entre as suas fontes.

O jornal que você tem em mãos, a propósito, traz mais um exemplo de exclusividade. A repórter especial Juliana Bublitz descobriu que o Piratini havia encomendado um estudo que vai subsidiar as principais ações na área da previdência e na gestão do Estado. Um dia de apuração foi suficiente para que Ju, como ela é chamada na Redação Integrada, obtivesse o documento Cenário Demográfico: Rio Grande do Sul e Brasil. Na quinta-feira, após dissecar o trabalho, ela conversou por três horas com a secretária do Planejamento, Leany Lemos, e três assessores responsáveis pelo trabalho. 

São repórteres como Fábio, Rosane e Juliana, entre outros na Redação Integrada, com suas fontes confiáveis e bem informadas, que transformam ZH em um veículo capaz de surpreender os leitores todos os dias.

Leia todas as colunas de Carlos Etchichury

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00