Com apuração do repórter Fábio Schaffner, formulamos a seguinte manchete para a edição de Zero Hora da última terça-feira: “Piratini planeja derrubar plebiscito com 40 votos”. A reportagem de Fábio informava ainda que a oposição obteria 13 votos. Na noite da mesma terça-feira, quando a votação se encerrou, o resultado era o seguinte: 40 votos para o Piratini, 13 contrários.
Nossos assinantes, portanto, foram informados, com horas de antecedência, de como seria a votação na Assembleia Legislativa que definiria o destino de três estatais gaúchas. Como isso foi possível?
Pelo trabalho de repórteres como Fábio, que cultivam fontes certas nos lugares certos.
Para antecipar o que aconteceria na sessão legislativa mais importante do ano, o jornalista consultou apenas três pessoas.
– São assessores graduados, que conhecem o plenário e transitam com desenvoltura pela Praça Marechal Deodoro – revela.
Quando o resultado foi anunciado, Fábio ligou para a Redação e falou com o editor Marcelo Miranda Becker:
– Não disse que seria 40 a 13?
Com duas décadas de serviços prestados ao jornalismo, Fábio não é exceção em ZH. Recentemente, Rosane de Oliveira, titular da coluna + Política e apresentadora do Gaúcha Atualidade, antecipou o Plano de Segurança proposto pelo Piratini. Detalhe: a notícia, que também foi manchete exclusiva de ZH, foi publicada no dia em que o plano seria apresentado aos demais veículos de imprensa.
– Fui provocada pelo Diego Araujo a antecipar o Plano de Segurança. Eu sabia de algumas coisas, em função de conversas anteriores, mas não dos detalhes. Então mandei um WhatsApp para o governador, que estava em São Paulo, e ele me respondeu – recorda Rosane, que nunca deixou de ser repórter e tem o governador Eduardo Leite entre as suas fontes.
O jornal que você tem em mãos, a propósito, traz mais um exemplo de exclusividade. A repórter especial Juliana Bublitz descobriu que o Piratini havia encomendado um estudo que vai subsidiar as principais ações na área da previdência e na gestão do Estado. Um dia de apuração foi suficiente para que Ju, como ela é chamada na Redação Integrada, obtivesse o documento Cenário Demográfico: Rio Grande do Sul e Brasil. Na quinta-feira, após dissecar o trabalho, ela conversou por três horas com a secretária do Planejamento, Leany Lemos, e três assessores responsáveis pelo trabalho.
São repórteres como Fábio, Rosane e Juliana, entre outros na Redação Integrada, com suas fontes confiáveis e bem informadas, que transformam ZH em um veículo capaz de surpreender os leitores todos os dias.