Aproveito o espaço que compartilho com a diretora de Jornais e Rádio, Marta Gleich, para celebrar algumas realizações no ano que se encerra.
REDAÇÃO INTEGRADA E FOCO DIGITAL
Uma das principais conquistas foi a transformação da Redação. Com a união das equipes de Zero Hora, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho passamos a produzir conteúdo multiplataforma para as três marcas e para GaúchaZH. Com 300 profissionais, somos uma experiência de Redação única no Brasil.
O resultado é o ambiente pulsante, funcional, cheio de novas oportunidades e possibilidades. Além de mais vozes na rádio e mais textos no jornal, a nova Redação impactou GaúchaZH. Fechamos o ano com 15 milhões de usuários ao mês no site, com crescimento de 63% da carteira de assinantes digitais e mais de 30 novas temporadas de vídeos e podcasts.
E a transformação está apenas começando.
Edição de fim de semana
A partir de pesquisas, renovamos a edição de fim de semana. Não que fosse imperativo mudar. Em 2017, 5,3% dos leitores se diziam insatisfeitos com a edição. Em 2018, a porcentagem baixou para 3,9%. Por que mudamos, então? Porque somos inquietos. Acreditamos no constante aperfeiçoamento do jornal que produzimos. Com base em sugestões de leitores, fizemos ajustes cirúrgicos no Vida, no Donna e no Fíndi, repaginamos o Campo e Lavoura, passamos a publicar mais um jogo de palavras cruzadas, lançamos a seção A Semana que Eu Vi e trouxemos os colunistas José Luiz Tejón, o psicanalisa Christian Dunker, o historiador Leandro Karnal e a escritora Ana Cardoso.
Visitas dos leitores
O ano foi importante também para ampliarmos os vínculos com os leitores. Para celebrar os 54 anos de Zero Hora e um ano de GaúchaZH, completados em 4 de maio e 21 de setembro, respectivamente, recebemos 38 assinantes em três visitas. Nas duas primeiras, leitores conversaram com os colunistas Rosane de Oliveira e Tulio Milman, editores e executivos do jornal, visitaram a Redação e conheceram o Parque Gráfico – um dos mais modernos da América Latina. O terceiro grupo, formado por assinantes digitais, conheceu a rotina da Redação integrada, em que jornalistas de rádio e jornal trabalham juntos, e participou de um bate-papo com Luiz Zini Pires e Paulo Germano.
Grandes coberturas
Eleição – Nossa cobertura eleitoral foi planejada a partir de uma pesquisa com quase 600 pessoas da Capital e do Interior. Com base nos insights da pesquisa, destacamos o Grupo de Investigação (GDI) para avaliar o que foi dito em entrevistas e debates, publicamos conteúdos especiais, como La Urna (entrevistas ácidas e divertidas com os candidatos) e Memória Eleitoral (podcasts com ex-governadores), apostamos em matérias propositivas. Os leitores também tiveram a oportunidade de ler em ZH e GaúchaZH o que pensavam os candidatos e quais as suas propostas de governo, reportagens sobre países e cidades pelo mundo que são exemplos de gestão, gráficos didáticos como os que mostram o funcionamento da urna eletrônica e os caminhos do voto, quizzes para descobrir com quais candidatos a presidente, governador e senador você mais se identifica. Raras vezes na história do país, jornalistas foram tão desafiados como na eleição de 2018.
Copa – Outra cobertura com números superlativos foi a Copa do Mundo, que esteve em 436 páginas em ZH ao longo de 48 dias. No mesmo período, 4,4 milhões de usuários acessaram GaúchaZH. Foram 31 cadernos Jornal da Copa produzidos pelos 20 profissionais enviados à Rússia (cerca de 200 profissionais mobilizados pela RBS).
Prêmios
A excelência foi reconhecida. Jornalistas de ZH receberam 40 prêmios. Entre os mais importantes, conquistamos:
– Digital Media Award 2018, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (categoria Campanha de Marketing Digital).
– Prêmio ARI de Jornalismo (categorias Multimídia Web, Crônica, Arte e Reportagem).
– Prêmio Estácio de Jornalismo (Regional).
– Prêmio CNT de Jornalismo (Impresso).
– Prêmio Ministério Público (Segurança Pública).
– The Best of Design Digital – Society for News design (SND).
Um feliz ano novo! Estaremos juntos em 2019.