Zero Hora ouviu leitores, criou novas seções, acrescentou colunistas, modernizou o design, reposicionou cadernos. E fez tudo isso preservando o que há de mais nobre no jornalismo: a grande reportagem.
São os casos de "Gaúchos além-mar", que ilustra toda a capa do jornal, e "O poder das facções", em destaque na contracapa. As duas matérias tratam de assuntos que, provavelmente, já pautaram as suas conversas familiares. No DOC, a repórter Larissa Roso conta a história de gaúchos que migraram de mala e cuia para Portugal. Larissa viajou por nove cidades e percorreu 1,2 mil quilômetros no país lusitano ao longo de 10 dias.
– A grande maioria saiu daqui em função da crise econômica e da violência – detalha Larissa.
A repórter voltou encantada com a recepção calorosa da gauchada desgarrada:
– Uma família chegou a fazer um piquenique para me receber. Eles abriram a sacola e não parava de sair comida de dentro. Achei sensacional.
Em outra frente, os repórteres do Grupo de Investigação (GDI) Humberto Trezzi e Adriana Irion, de ZH, e Josmar Leite e Lucas Rohan, da RBS TV, viajaram para Montevidéu, Vichadero, Rivera e Tacuarembó, no Uruguai; Itaqui, Porto Mauá, Porto Vera Cruz e Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, leram 500 páginas de relatórios e traçaram o mais detalhado perfil das quadrilhas em atuação no Estado. "O poder das facções" é um documento perturbador. A série mostra que policiais uruguaios corruptos venderam 423 armas para traficantes no Estado. Outras três reportagens da série revelam a interiorização de organizações criminosas, a corrupção de agentes públicos e como o tráfico lava dinheiro.
– O crime organizado não funciona sem corrupção policial – constata Trezzi. – Chama atenção a quantidade de "laranjas" usados para ocultar bens das facções – diz Adriana.
Além das reportagens, confira as novidades:
- Estreia dos colunistas Leandro Karnal (DOC), Christian Dunker (Vida), José Luiz Tejon (Campo e Lavoura) e Ana Cardoso (Donna).
- O jornalista Daniel Scola muda para o primeiro caderno e estreia uma nova série de entrevistas.
- Seções "Em família", "Verdade ou boato" e "Viver melhor", no Vida.
- Coluna sobre tecnologia e inovação e "Singular lugares", no DOC.
- Seções "Campo cidade" e "Rumos", coluna "Repórter Farroupilha", do Giovani Grizotti, e novo projeto gráfico no Campo e Lavoura.
- Ampliação de 12 para 16 páginas, com mais conteúdo, no Fíndi.
- Novo projeto gráfico da Jornada Esportiva.
- Mais uma Cruzadinha e a criação do espaço "A semana que eu vi", assinado pelos colunistas Rosane de Oliveira, Rodrigo Lopes, Diogo Olivier e Marta Sfredo.
Revitalização do projeto gráfico do Donna.