Mais novo colunista da edição de fim de semana de Zero Hora, Leandro Karnal foi entrevistado no programa Gaúcha+ na tarde desta quinta-feira (26). O historiador falou sobre o momento político e econômico do país, e disse que o brasileiro ainda não está "no fundo do poço".
— Quando nós tocarmos no fundo do poço, e ainda não tocamos, por incrível que pareça, as pessoas reagem (...). Nós estamos polarizados e pessimistas, mas como o brasileiro não é constante nos sentimentos, nós vamos cansar de sermos pessimistas. Então vai voltar o otimismo — disse Karnal, que ainda ressaltou: — A esperança é ótima para podermos seguir adiante.
Questionado sobre quando poderia ocorrer a reação, ele afirmou que uma vitória na Copa do Mundo poderia ter iniciado esse movimento, que também tem como ocorrer com um governo eleito legitimadamente ou com uma melhora na economia.
Karnal também adiantou do que irá se tratar a sua primeira coluna. Natural de São Leopoldo, o texto do historiador terá como tema migrações e como lidar com as movimentações humanas.
— Quem não for indígena no Rio Grande do Sul, é descende de imigrantes — sintetizou.