O Grupo RBS enviou 20 profissionais para cobrir a Copa do Mundo na Rússia. Desde Sochi, base da Seleção Brasileira, e Moscou, capital do país, David Coimbra, Alice Bastos Neves, Lucianinho, Diogo Olivier, Duda Garbi, Pedro Ernesto Denardin e companhia mandam textos, fotos, vídeos, entram ao vivo na Gaúcha, na Atlântida e na RBS TV. São os rostos visíveis da nossa cobertura.
Em Zero Hora, outra face menos perceptível, reúne pelo menos 25 profissionais no quarto andar do prédio localizado na Avenida Ipiranga, 1.075. É onde funciona a Redação integrada de ZH com Diário Gaúcho, Gaúcha e GaúchaZH. Eles formam a força-tarefa que abastece GaúchaZH e produz o tradicional Jornal da Copa – um conteúdo diferenciado que Zero Hora oferece aos assinantes desde o mundial de 1994, vencido pelo Brasil, nos EUA.
O Jornal da Copa tem a pretensão de agradar a amantes de futebol, por óbvio, e também a leitores que não se importam tanto assim com a bola rolando, mas adoram Copa do Mundo porque, no fundo, querem mesmo é um pretexto para celebrar com amigos e familiares.
– Produzimos quase um jornal dentro do jornal – resume o editor-chefe do Diário Gaúcho, Diego Araujo, que integra forças-tarefa da Copa desde 1998.
Uma das características do caderno, além das edições caprichadas, é o bom humor.
É por isso que não surpreendem títulos como "Método tentativa Hierro", trocadilho lapidado pelo editor Ticiano Osório na matéria que explicou a demissão de Lopetegui da função de técnico da Espanha, dois dias antes do jogo de estreia da Fúria, e a contratação do ex-jogador Fernando Hierro para o cargo. Nesta edição, a reportagem "Do campinho à Copa", de Rafael Diverio e Leonardo Oliveira, editada por Carlos Ismael, que conta a história dos gaúchos Alisson, Cássio, Taison e Douglas Costa, é outra boa síntese do caderno. É daquelas leituras que informam, divertem e emocionam.
Da Rússia, sob o comando do editor de Esporte Rafael Cechin, que vive o "maior desafio" em quase duas décadas de carreira, a cobertura se intensifica a partir deste final de semana, com a estreia do Brasil. Nos próximos dias, estarão no ar em GaúchaZH os seguintes vídeos: Rússia por Peninha (Moscou), Saia na Rússia (Moscou), Gigante na Copa (Moscou), Alice na Copa (Moscou) e La Copa (Seleção e Porto Alegre). É o padrão Jornal da Copa também no digital.
– Teremos qualidade, instantaneidade e originalidade em GaúchaZH – garante a editora digital Vanessa Girardi.