No Brasil, o tempo dos comícios com shows de artistas e propagandas com cantores e atores ficou para trás. Nos Estados Unidos, ao contrário, os famosos mais uma vez estão se posicionando e participando dos grandes eventos de campanha. Comediantes, atores, cantores, celebridades da internet. Famosos de todas as frentes tomaram a palavra. A maioria para o lado de Kamala Harris.
Nesta semana, Jennifer Lopez fez um discurso inflamado em um dos eventos. O foco era levar os eleitores às urnas, já que o voto não é obrigatório no país. Ela pediu que as pessoas entendessem o poder do voto e de mudar as coisas. A cantora e atriz disse que entende quem acha eleição e política chatos, mas que votar era decidir o seu futuro e de seus filhos. Apelou para que ninguém se abstenha e chame seus vizinhos e amigos para votar:
— Eles gostam quando a gente não faz nada. Não votar é deixar que eles façam o que querem, para eles mesmos.
Em 2016, tive a oportunidade de acompanhar na Philadelphia um destes momentos. Entre os famosos, Shonda Rhimes e Katy Perry, que na época apoiavam Hillary Clinton, que também esteve presente. Esses eventos têm porte de show mesmo. Estrutura, segurança e grande público.
Se o apoio de famosos será determinante para um deles vencer, eu não sei, mas com certeza ajuda a chamar atenção para a importância da política no dia a dia dos americanos.