As eleições nos Estados Unidos acontecem na próxima terça-feira (5), mas já é possível votar antecipadamente. Como o voto não é obrigatório no país, as manifestações de apoio de celebridades aos candidatos podem ser fundamentais para estimular que os cidadãos exerçam o direito.
O bilionário Elon Musk, por exemplo, é um dos apoiadores notórios do republicano Donald Trump desde julho. Além dele, os rappers Kanye West e 50 Cent e o CEO do UFC, Dana White, apoiam o candidato. As informações são do portal G1.
A cantora Billie Eilish e seu irmão, o cantor e compositor Finneas, a cantora Olivia Rodrigo, o músico Bad Bunny, o jogador de basquete LeBron James e a atriz Jennifer Anniston são alguns dos apoiadores de Kamala Harris. Charli XCX, artista britânica, também apoia a chapa da atual vice-presidente.
Discursos em comícios democratas
Beyoncé apoia a democrata e participou do comício da candidata em Houston, Texas, no último dia 25.
— Não estou aqui como uma celebridade, não estou aqui como uma política. Estou aqui como mãe que se preocupa com o mundo em que minhas filhas vivem — disse Beyoncé em discurso no evento.
Ela também cedeu a permissão de uso da música Freedom em vídeo promocional da campanha democrata.
O rapper Eminem discursou em um comício democrata no último dia 22. A música Lose Yourself, do artista, chegou a ser citada pelo ex-presidente Barack Obama em pronunciamento no mesmo evento.
— Entrando nesta eleição, os holofotes estão sobre nós mais do que nunca, e acho que é importante usar sua voz. Então, estou encorajando todos a saírem e votarem, por favor — afirmou.
Discursos em comícios republicanos
Musk discursou em evento realizado em outubro. Como um dos maiores apoiadores de Trump, ele doou milhões de dólares para a campanha do republicano.
O ex-lutador de vale-tudo Hulk Hogan também subiu ao palco da Convenção Republicana. Ele rasgou a própria camisa em sua apresentação, revelando uma camiseta de apoio à chapa de Trump.
Amber Rose, modelo e personalidade da televisão, também subiu ao palco em um evento de Trump. No evento, ela disse que a mídia teria mentido sobre o candidato e afirmou ter mudado de opinião, após criticar o republicano na eleição de 2016.
Apoio histórico aos democratas
Após ter apoiado o atual presidente Joe Biden em 2020, Taylor Swift declarou voto em Kamala pelas redes sociais em 10 de outubro.
Conforme o G1, a publicação da cantora anunciando o voto levou diretamente 337 mil pessoas ao site que explica como os cidadãos podem se registrar para votar.
"Estou votando em Kamala Harris porque ela luta pelos direitos e causas que acredito precisarem de uma guerreira para defendê-los", diz trecho da publicação.
O ator George Clooney é um apoiador histórico do Partido Democrata e foi uma das primeiras celebridades a pedir para que Biden desistisse da reeleição após o mau desempenho no primeiro debate, em junho. Ele manifestou apoio à Kamala logo que a desistência de Biden foi confirmada.