O Time Brasil já tem 52 vagas asseguradas nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Nesta semana, a lista ganhou o nome de João Chianca, o Chumbinho, que veio durante a disputa da etapa de Teahupo'o do Circuito Mundial de Surfe, e de quatro atletas após a atualização Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de seus critérios de qualificação olímpica.
Nas piscinas, a seletiva nacional, que será realizada em 2024, será a principal competição para a obtenção de índices. Porém, em provas que o país já alcançou índices, a vaga está resguardada. A CBDA informou a lista de outras competições que poderão ter índices olímpicos validados. Assim, após a realização do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, o Brasil já está garantido em quatro provas da modalidade nos Jogos Olímpicos do ano que vem.
A expectativa é que o Brasil chegue à França com uma equipe de 300 atletas e que a campanha possa superar os desempenhos das últimas edições e até mesmo terminar no top 10 do quadro de medalhas.
Confira as vagas do Brasil em Paris:
Atletismo (10)
Feminino:
Marcha atlética 20km
Masculino:
Arremesso do peso
Marcha atlética 20km
Maratona
100m rasos
110m com barreiras
400m rasos (2 atletas)
400m com barreiras
Salto triplo
Ciclismo BMX Racing (1)
Individual feminino
Futebol (18)
Equipe feminina
Natação (4)
Feminino:
1500m livre
Masculino:
100m livre
400m livre
100m borboleta
Rugby (12)
Equipe feminina
Saltos ornamentais (2)
Feminino :
Plataforma 10m
Masculino:
Plataforma 10m
Surfe (3)
Masculino:
Filipe Toledo
João Chianca
Feminino:
Tatiana Weston-Webb
Tiro com arco (1)
Masculino:
Recurvo individual
Tiro esportivo (1)
Masculino:
Pistola de ar 10m