Boa notícia para o Vale do Sinos! Depois de muita incerteza sobre a realização do Sarau do Rio, em função dos estragos causados pela enchente de maio em São Leopoldo, a organização do evento decidiu, no dia 1º de dezembro, entregar uma edição resiliente à população. Com entrada gratuita, o projeto, que ocorre desde 2017, apresentará, a partir das 15h30min, uma programação cultural variada.
— Sarau do Rio é um evento muito querido das pessoas e sempre muito aguardado. A nossa próxima edição é uma retomada de um evento cultural tão importante na região e que traz, além da alegria habitual, um sentido de recomeço e perseverança depois da enchente que afetou tão bruscamente nossa São Leopoldo. É muito significativo poder estar junto de artistas, colegas de trabalho dos mais diversos segmentos de prestação serviços e receber a Feira Criativa, com as artesãs e os artesãos, nesse recomeço, em que a maioria teve perdas incalculáveis — afirma Klau Brentano, presidente da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, a ALEC, organizadora do Sarau.
Atrações
Ao ar livre e na beira do Rio do Sinos, o público poderá curtir mais de 10 atrações, entre espetáculos de teatro, oficinas de arte, além das já tradicionais apresentações musicais, com destaque para o show da banda Ultramen. A personagem Fada das Bolhas, que diverte e encanta por meio de bolhas de sabão, também estará entre as atrações, que conta ainda com uma ação de pintura usando a lama, tão presente na enchente, com Fernando Cardoso, e oficina de arte com Klau Brentano. Já dentro do Museu do Rio, os visitantes poderão conferir a exposição Expedições Antárticas, com audiodescrição em QR Code, para melhor compreensão das fotos. Nesta edição, são esperados cerca de 15 expositores da Feira Criativa, que ficarão ao longo da Rua da Praia. A gastronomia do Sarau do Rio fica por conta de food trucks. A programação completa está disponível no perfil oficial do evento no Instagram: @saraudorio.
O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), através das leis federal e estadual de incentivo à cultura, conta com o patrocínio master da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul — Sulgás, patrocínio da Unimed Vale do Sinos e Ferramentas Gedore do Brasil, copatrocínio da Unique Rubber e Superlegal Brinquedos, apoio das Secretarias de Meio Ambiente e de Cultura de São Leopoldo, da Prefeitura de São Leopoldo, financiamento do Pró-Cultura LIC/RS e realização da ALEC, Ministério da Cultura, Governo Federal — União e Reconstrução.
Serviço
- O quê: Sarau do Rio
- Quando: 1º de dezembro, domingo, a partir das 15h30min
- Onde: Museu do Rio (Rua da Praia), em São Leopoldo
- Quanto: de graça