A escritora e atriz gaúcha Ana Jeckel, 24 anos, foi um dos destaques da Bienal do Livro de São Paulo, que ocorreu de 6 a 15 de setembro. Estreante no evento, um dos maiores da literatura na América Latina, a guria participou como autora independente, na Travessa Literária, com seus livros da sua série de piratas que viralizou no TikTok: Nadia Keane.
— Eu tenho centenas de milhares de seguidores das redes sociais, mas uma coisa é ver um número na tela do celular; outra, é ver filas quilométricas, jovens chorando ao me ver e todo o carinho que eles deixavam comigo naquele estande, em forma de abraços, cartas e presente. Foi surreal. As filas davam voltas e fechavam passagens inteiras dos corredores. Nunca imaginei encontrar tanta gente. Pensei que 1.200 livros era muito e que teríamos de trazer bastante coisa para casa. Eu realmente não sabia o que esperar — conta Ana, que tem mais 147 mil seguidores em seu perfil oficial no Instagram (@anajeckell, onde vende seus livros) e mais de 202 mil no TikTok.
Vendeu 1.500 exemplares
A autora levou para o evento 1.200 livros. No sexto dia de Bienal, todos foram vendidos. Outros 300 exemplares tiveram de serem impressos para o fim de semana.
— Vendemos todos também e teríamos vendido mais se tivéssemos levado mais ou impresso mais. Foi sucesso absoluto, ainda mais para uma autora independente nacional em sua primeira experiência — destaca a escritora.
Fazem parte da série de aventura sobre piratas os livros Nadia Keane: O Tesouro Roubado, que ficou à frente, por alguns dias, do Harry Potter, na lista na Amazon, Nadia Keane: Adentrando o Mar Oculto, Nadia Keane: A Corrida das Ilhas Gêmeas e o recém-lançado Nadia Keane: A Caverna de Mil Sóis, além da revista Almanaque Pirata, que traz um conteúdo exclusivo sobre os livros.
Em tempo: além de escritora promissora, Ana é atriz e atuou na série do Disney Plus Tudo Igual SQN. A primeira temporada foi lançada em 2022, a segunda, em 2023. Na produção, que teve cenas gravadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, a gaúcha vive Beta. Para a interpretação, ela estudou libras, pois contracena com um menino surdo na segunda temporada. Para o papel, também fez aulas de skate e grafite.