O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou foco de peste suína clássica na cidade de Marco, no Ceará. A transmissão ocorreu em um criatório de suínos e nove casos já foram confirmados, sendo que os animais vão ser sacrificados. As informações são do jornal O Povo.
A propriedade foi interditada pelo serviço veterinário estadual, representado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Serão feitas investigações para rastreamento de provável origem e vínculos epidemiológicos.
O ministério garantiu que a doença não é transmitida para seres humanos. Além disso, a ocorrência não compromete a manutenção das zonas livres de peste suína clássica reconhecidas no Brasil e não implica em restrições ao comércio internacional de suínos e seus produtos.
A peste suína clássica, também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente porcos e javalis. Os animais podem sofrer morte súbita mesmo sem apresentar nenhum sintoma. Mas em alguns casos, os suínos têm febre alta, perda de apetite, letargia e hemorragias. Não há vacina para a doença.