Por problemas devido à estiagem, 253 municípios decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul. O número foi divulgado nesta sexta-feira (3) pela Defesa Civil e equivale a mais da metade das cidades gaúchas. Pontão e Mato Queimado foram as últimas a iniciar o processo para solicitar auxílio por conta da falta de chuva. Ainda segundo a Defesa Civil, outros 17 municípios já fizeram registro no sistema integrado do órgão, podendo também publicar decretos nos próximos dias.
De acordo com secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, já há uma consolidação das perdas no campo e uma preocupação com a situação dos produtores rurais.
— As perdas nas lavouras já estão consolidadas. A colheita da soja, por exemplo, vai ter uma quebra de 45% da produção. Há uma preocupação muito grande quanto à situação dos produtores rurais, não só pela produção, mas principalmente pela falta de água. Estamos pressionando o Ministério da Agricultura para nos ajudar com esta situação – afirmou o secretário Covatti Filho em entrevista ao Estúdio Gaúcha.
O número de municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida pela União está em 112. A partir do reconhecimento, as prefeituras devem iniciar o processo de apresentação de documentos e plano de trabalho para o recebimento dos recursos do governo federal.