A 22ª edição do Troféu Guri homenageou, na noite desta segunda-feira (26), personalidades que tiveram destaque em suas atividades profissionais e promoveram o nome do Rio Grande do Sul no país e no mundo. A cerimônia de premiação ocorreu durante a 42ª Expointer, na Casa RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O prêmio foi criado pela Rádio Gaúcha em 1998. De lá para cá, valorizou mais de 200 gaúchos de nascimento ou por adoção. Comunicadores do Grupo RBS, Pedro Ernesto Denardin e Daniela Ungaretti foram os responsáveis pela apresentação do evento. O nome do prêmio faz referência à canção Guri, de João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho.
— O Troféu Guri é uma forma de reconhecer gaúchos e gaúchas que se destacam e levam o nome do Rio Grande do Sul para além de suas fronteiras. Dá visibilidade aos premiados. Eles são orgulho para o Estado — afirmou o presidente do conselho de administração do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.
Embora reverencie o universo nativista, o Troféu Guri não se restringe a personalidades do mundo rural. Na edição de 2019, as gurias e os guris homenageados também integram segmentos como o empresarial, o esportivo e o cultural.
— Estamos em momento em que o Rio Grande do Sul precisa trabalhar soluções para seus problemas. O talento das pessoas pode ajudar nisso — pontuou o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
Presidente da Lojas Lebes, Otelmo Drebes foi um os premiados da noite. Antes de receber o troféu, o empresário disse estar "lisonjeado" com o reconhecimento:
— Em período de dificuldades no país, que atingem o empresariado, ser lembrado por levar o nome do Rio Grande do Sul a outras regiões é bem importante.
Quarta Miss Brasil do Estado e primeira mulher negra a vencer o concurso, em 1986, a empresária Deise Nunes resumiu seu sentimento de homenageada:
— Vejo a premiação como a valorização do trabalho que fiz até aqui. É um honra. Ser gaúcho é uma referência nacional.
Outro agraciado foi o presidente do Conselho de Administração da Randon, David Randon.
— O troféu dá oportunidade aos gaúchos de conhecerem mais sobre diferentes nomes do Estado — comentou Randon.
Campeão Olímpico, o ex-jogador de vôlei Gustavo Endres foi um dos premiados, mas não pôde participar da cerimônia. Autoridades como o governador Eduardo Leite, e o presidente da Assembleia, Luis Augusto Lara, compareceram.
— O Estado é intimamente ligado ao campo. Mas sua inspiração vem do campo e da cidade. Vem de homens e mulheres que recebem o justo reconhecimento pelo seu trabalho — discursou o governador.
Veja a lista completa de homenageados
Otelmo Drebes - presidente da Lojas Lebes
David Randon - presidente do Conselho de Administração da Randon
João Valduga - enólogo e sócio-proprietário do grupo Famiglia Valduga
Gustavo Endres - ex-jogador de vôlei. Foi campeão Olímpico
Nadine Anflor - chefe da Polícia Civil do RS, a primeira mulher a ocupar o cargo
Jefferson Simões - glaciologista gaúcho, pioneiro das pesquisas brasileiras na Antártica
Milton Castro - ginete mais premiado da história — já ganhou sete edições do Freio de Ouro
Virgilio Bernardino de Lemos - pioneiro dos rodeios, considerado o "Paixão Côrtes" da área
Deise Nunes - empresária brasileira, quarta Miss Brasil do RS e primeira negra a vencer o concurso
Serginho Moah - cantor gaúcho reconhecido nacional e internacionalmente