Responde: José Arthur Martins, Subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil
Tradicionalmente, a abertura oficial ocorre quase ao final da feira, com o desfile dos campeões, que marca o fechamento de um ciclo. Isso porque, antigamente, a Expointer era dividida em três partes. Havia a entrada dos animais, depois ocorriam os julgamentos e, posteriormente, exposição e venda. A abertura oficial marcava o fechamento da etapa de avaliações e abertura do espaço de negócios entre os criadores.
Hoje, isso mudou. Os leilões de uma raça, muitas vezes, ocorrem no mesmo período de julgamentos de outra. Porém, ainda mantemos a tradição e a abertura continua sendo na sexta-feira antes do final da mostra.
Atualmente, o perfil da cerimônia mudou. O desfile dos campeões é também o momento que reúne, além de visitantes, representantes do governo, e passou a ser importante momento político, além de palco de apresentações musicais e folclóricas.
A cerimônia é um momento eminentemente técnico, mas também político, cultural e artístico. Neste ano, ocorrerá na próxima sexta-feira (30), às 10 horas, na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.