Pelo sexto ano consecutivo, a Cabanha Oliveira, de Uruguaiana, chegou na frente no parque Assis Brasil, em Esteio. Os 15 ovinos de quatro propriedades diferentes trazidos pelo caminhão da marca entraram assim que os portões foram abertos, às 6h desta segunda-feira (19), sendo os primeiros a chegarem para a Expointer deste ano. No total, serão 3,97 mil animais de argola e 2,51 mil rústicos participando da exposição — que ocorre entre 24 de agosto e 1º de setembro.
No desembarque do veículo, a preferência foi das damas: a fêmea da raça texel de tatuagem 837, com cria ao pé, liderou a saída. Foram 650 quilômetros percorridos até chegar na feira, com várias paradas estratégicas para garantir o conforto aos animais.
— Além de chegar primeiro, essa antecedência é para que eles possam ter tempo de se recuperar da viagem — explica Cleber Martins, da Cabanha Oliveira.
No mesmo grupo estavam outros ovinos das raças texel, corriedale, merino australiano e hampshire down da Cabanha Floresta, de Uruguaiana, da Infantada, de Santo Antônio das Missões, e da Letícia, de Barra do Quaraí.
A estimativa dos organizadores é de que a 42ª Expointer tenha resultado superior ao da edição do ano passado, quando os negócios somaram R$ 2,3 bilhões, puxados pelo desempenho da venda de máquinas agrícolas.
— Há expectativa de boa comercialização também dos animais — reforça Covatti Filho, secretário da Agricultura do Estado.